Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

segunda-feira, abril 6

Ex-ruínas - Escola da era Showa

Fonte
Cupinchas! 
Hoje eu compartilho com vocês uma postagem sobre um lugar abandonado bem diferente Riso For
Espero que apreciem e compartilhem vocês também Riso For

Segue adaptação:
(Tradução/Adaptação em primeira pessoa e não uma aventura deste que vos escreve rusmea.com)

"Hoje apresentamos a Escola Primária da Era Showa, localizada na cidade de Miyako, província de Iwate.
Fundada no ano 7 do período Meiji (1874) a escola primária Hakoishi foi abandonada no ano 60 da era Showa (1985).

A escolinha abandonada foi reaberta em anos recentes onde estão em exposição, mais de 50 mil itens dos anos 30 a 40 da era Showa (1955 - 1965).
Na parede do prédio da escola, há várias placas antigas e somente com esta visão, sinto o coração bater mais forte^^
(Figuram em algumas das placas promocionais: "Televisão é Sanyo", "Máquina de lavar é Sanyo", "Máquina tecelã Toyota","travesseiros de algodão Anmin". Nota do tradutor. rusmea.com)
O ingresso custa apenas 500 ienes (Aprox. 15 reais). (As letras brancas em um fundo verde do alto da imagem querem dizer: "Showa no gakkou" ou "Escola da era Showa". NDT. rusmea.com)
No interior do prédio, se ouve música ambiente daquela época.
De antiguidades a itens domésticos, de placas comerciais a brinquedos, os itens estão expostos classificados por categorias dentro do tema: 'Cotidiano e comércio'.
O senhor Terui, 'diretor' da escola da era Showa, colecionava esses objetos e exibia-os em locais de eventos, no entanto, devido a falta de espaço desses locais e procurando um lugar para exposições na província de Iwate, o senhor Terui acabou encontrando esta escolinha abandonada.
(Postal de Nadia Comăneci, a ginasta romena que causou furor na sociedade japonesa daquela época, arrastando legiões de fãs e gerando brincadeiras entre alunos que preexistem até os dias de hoje; como o "Komanetchi", gesto totalmente sem sentido e criado pelo humorista Bito Takeshi que consiste em passar as mãos pelas virilhas, imitando o maiô curto da ginasta. Essa brincadeira é feita até hoje com a finalidade de destruir uma situação séria. NDT. rusmea.com)

A reutilização de um lugar cheio de boas memórias de alunos e objetos vintage e retrôs da era Showa, combinam perfeitamente bem e deve ser um deleite nostálgico aos da geração Baby boom^^ 
(Cartaz com o comediante Sanma cujo balãozinho diz: "Bem vindos. Que tal se divertirem?" e na parte de baixo: "Exposição de mangás da livraria de aluguel [de livros]". NDT. rusmea.com)

Livrarias que alugavam livros, tiveram um grande crescimento na década de 1960 em todo o Japão, gerando publicações exclusivas como 'Hakaba Kitarou' ("Sepultura de Kitarou". NDT. rusmea.com).
Nesta área da escola estão expostas revistinhas e produções animadas daquela época.
Com certeza, as senhoras de meia idade encontram aqui, o desabrochar de uma boa conversa sobre a aurora de sua vida^^ (A imagem mostra revistas em quadrinhos voltadas ao público feminino. NDT. rusmea.com)

No segundo andar, foram reproduzidas as lojinhas e as ruas comerciais daquele tempo. 
Escola da era Showa - Segunda parte

No segundo andar foram colocadas em exposição, as coleções que retratam as lojinhas, vendinhas de doces, brinquedos e o comércio daquela época. 
(É de pasmar cupinchas, mas mesmo hoje em dia é possível ver lojinhas idênticas a estas reproduções em alguns lugares do Japão, que possuem um mistério de brinde:
Meu Avô dizia que essas lojinhas eram atendidas por idosas...Meu pai também...Eu vi que de fato sempre há uma idosa como atendente...
LOL! Riso For Será que essas idosas são imortais? Riso For NDT. rusmea.com)
Onde antes eram as salas de aulas, agora figuram reproduções de lojinhas de doces, brinquedos, papelarias, micelânias, tabacarias e outros mais, todos em espaços apertados dando mais autenticidade ainda, mais parecendo uma viagem no tempo às ruas comercias daquela época. 
(Em letras grandes no alto da imagem: "Gelo" e "Sorvetes Shinsei". NDT. rusmea.com)


No meu tempo, ainda haviam muitas lojinhas de doces como as da imagem, sendo para mim algo incrivelmente nostálgico^^
Apenas que quando me graduei, a lojinha que eu visitava foi fechada...
Há também um local de vendas, onde são comercializados célebres doces e refrigerantes como o 'Ramunê' (Tipo um sprite doce e muito gostoso, cuja garrafa de vidro possui uma bolinha também de vidro como rolha. NDT. rusmea.com) e o 'Pon gashi' (tipo de pipoca de arroz. NDT. rusmea.com)

Livraria.
Em letras grandes: "Coleção completa de romances em versão longa da atualidade", "Editora Shinshou". NDT. rusmea.com)
(Revista Mamii, Josei Sebun, Shuukan Daishuu, Asahi Geinou e a versão japonesa da revista Sunday são os títulos visíveis nesta imagem. NDT. rusmea.com)
Papelaria. (Destaque para as bandeirinhas em que figuram os anúncios das canetas Mitsubishi, da mesma empresa que fabrica veículos hoje em dia e que fabricou os aviões Zero na Segunda Guerra Mundial. NDT. rusmea.com)
Tabacaria.
Na vitrine estãos os cigarros e fumos comercializados naquela época.


Brinquedos de folhas de flandres (Comumente chamados no Brasil de brinquedos de lata. NDT. rusmea.com) e modelos de montar de plástico como aviões e carrinhos, também estão em exposição representando a riqueza da era Showa neste quesito.
(Em letras grandes: "Maquiagem popular", da empresa de maquiagens Morihira. NDT. rusmea.com)
Porta marmitas.
Em 1955, eu fui matriculado na escola primária.
Eu lembro de ir dormir abraçando a bolsa de material escolar recém comprada pela minha mãe e sentindo a tensão daquele primeiro dia.
Minha infância foi uma série de gratidão, de emoções e surpresas.
Tirar os sapatos para brincar na beira de um rio e correr desesperado atrás dos sapatos que o rio de águas rasas levou...
São memórias de férias de verão como esta que fazem da era Showa, para sempre a era Showa.

'Uma era não pode continuar para sempre, mas se pode guardá-la na memória e marcá-la no coração.
E isso é exatamente o agora em que vivemos. Algo que segue adiante sem jamais voltar atrás.
No passado que conhecemos, deve haver uma época boa como esta não é mesmo? Assim que convido vocês a olharem a era Showa, viajando no tempo rumo à novas descobertas.' 
Texto do panfleto promocional da escolha Hakoishi."
Escola da era Showa - Escola Hakoishi
Província de Iwate - Miyako Kawai - Oaza Hakoishi - Dai5 Chiwari 15
Aberto:
Verão 9:00-17:00
Inverno: 10:00-16:00
Férias escolares: Todas as terças
Férias de Inverno: De 5 de janeiro até 28 fevereiro
Taxa de ingresso: Adultos 500 Ienes (aprox. 15 reais) crianças (ensino fundamental) 300 ienes (Aprox. 9 reais).

Abrax

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

4 comentários:

Japa disse...

Muito bom! Já morei no Japão nos anos 90 e estudei um tempo na Shogakou, via a molecada fazendo o "komanetchi", achava engraçado, mas não entendia... hahaha
agora sim, sei a origem dessa zueira!

abraço

Nomee Completoo disse...

finalmente entendi esse negocio de comanechi!!!!!!!!!!!!!!!

rusmea.com inoxloxlayer disse...

Vixi!><'

Tem um monte de gestos e brincadeiras da molecada no Japão que nem se sabe a origem...Como o "Nigiripê" (Flatulência presa na mão e solta na cara da vítima)

O "Kanchou" (Vir sorrateiramente por trás e enfiar com força os dois indicadores das mãos postas, no orifício corrugado da vítima)...

E por aí vai...^^'

Arigatou pelos comments^^

Komanetix!^^

Japa disse...

O "kanchou" era uma prática muito utilizada nas zueiras também! hahaha