
Cupinchas!

Hoje eu compartilho esta postagem que achei na web Vietnã, que mostra um pouco sobre um casamento tradicional dos Khmers do sul

Segue adaptação:
"Para os Khmers do sul, o casamento é um ritual unido com a família, o clã e os costumes da comunidade. É um evento que demonstra a identidade cultural única desse grupo étnico.
O casamento do noivo Danh Chanh Dá e a noiva Phan Thi Diem Trinh (distrito de My Xuyen, província de Soc Trang) foi recentemente levado a cabo com todos as cerimônias tradicionais dos Khmers do sul.
A família do noivo leva oferendas à casa da noiva para realizar as cerimônias.
Antes do casamento, as famílias dos noivos fizeram duas cerimônias, Pithi Stous (cerimônia de apresentação) e Sday Dom Dang (cerimônia de pedido de mão). Em Pithi Stous, os pais do noivo, acompanhados por uma pessoa de prestígio da região (chamada Pea Leia), foram a casa da noiva para se apresentarem e conhecer sobre sua família. Em outro dia havia sido feita a cerimônia Sday Dom Dang. Após essas duas cerimônias, ambas famílias informaram a seus familiares, amigos e vizinhos, que já haviam decidido o matrimônio.
-Os Khmers no sul do Vietnã é uma população de mais de um milhão, que vivem principalmente nas províncias de Soc Trang, Vinh Long, Tra Vinh, Can Tho, Kien Giang e An Giang.
É o grupo que tem a maior população entre os grupos étnicos de línguas mon - Khmers do sudeste asiático.-
Oferendas para os ancestrais no casamento.
O casamento foi celebrado durante três dias na casa da noiva. A jovem foi vestida com um traje de noiva tradicional, o qual inclui uma Xampol - hol (túnica) de cor rosa ou púrpura, um vestido longo de cor vermelho, um tipo de chale que desce até a cintura e um Pkal-plac (um tipo de chapéu feito de metal ou papelão, com forma de pirâmide), enquanto o noivo vestiu um sarongue (saiote) tradicional e uma camisa vermelha curta, abotoada na frente.
No primeiro dia, os amigos do noivo foram a casa da moça para ajudar a decorar o salão de casamentos e arrumar a casa. Os pais do jovem pediram a dois garotos solteiros que buscassem flores de areca (Os Khmers as chamam flores de ouro, flores de prata), com as quais foram feitos três ramos para expressar a gratidão do marido para com seus sogros e cunhados.
No segundo dia, Pea Leia, os pais e os parentes próximos do noivo, levaram oferendas ao lar da noiva. Após uma breve conversa, o ritual foi levado a cabo com música tradicional Krung-pea-ly.
Entre os ritos mencionados anteriormente, para os Khmers, a cerimônia de entrega de flores de areca, chamada Pithi-kat-khanh-sla, é um momento muito importante, porque permite ao jovem casal se converter formalmente em marido e mulher.
Os pais da noiva recebem as oferendas trazidas pela família do noivo, no segundo dia do casamento.
.jpg)
Pea Leia preparando a cerimônia de entrega de flores de areca.
.jpg)
.jpg)
O baci, uma das cerimônias tradicionais no casamento dos Khmers.
Atualmente, os rituais matrimoniais dos Khmers mudaram, mas basicamente conservam suas tradições. São partes do patrimônio cultural imaterial do país que requer conservação, no qual, contribui para o enriquecimento da cultura vietnamita."
Felicidades!

Abrax^^
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário