Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

quinta-feira, junho 26

As gigantescas moedas de pedra de Yap

Fonte Fonte Fonte

Cupinchas! Riso For
"A ilha de Yap, no Oceano Pacífico, é um dos quatro estados que compõem a nação independente das ilhas da Micronésia. Cobrindo uma área de cerca de 100 quilômetros quadrados, essas ilhas são o lar de cerca de 12 mil pessoas.
A ilha de Yap não possui nenhum material precioso como ouro ou prata.
Em vez disso, eles usam discos gigantes de pedra calcária chamadas de Rai, como moeda para o comércio...

Continua adaptação:

As pedras Rai são grandes discos circulares com um buraco no centro, como uma rosca e tão altas que chegam a ter 3,66 m de altura e chegam a pesar de quatro a cinco toneladas cada. Essas pedras são tão grandes, que elas não são fisicamente deslocadas. Elas são simplesmente propriedades, como bens imóveis e sua transação ou posse é registrada na história oral. A localização física de uma pedra Rai não é importante, o que vale é a sua posse.

Em um exemplo, uma grande pedra Rai estava sendo transportada de canoa, quando acidentalmente ela caiu e foi parar no fundo do mar... Embora nunca mais tenha sido vista, todos concordaram que a moeda Rai ainda deve estar lá, então ela continuou a ser transacionada como moeda genuína.

Quando é preciso mover uma Rai, um resistente poste é passado através do orifício e é transportada por homens ao destino necessário. Pedras Rai menores medem de 7 a 8 centímetros de diâmetro e são muito mais fáceis de transacionar (Evidentemente Riso For rusmea.com).

As pedras calcárias foram originalmente esculpidas em pedreiras na ilha de Palau, localizadas a cerca de 400 quilômetros de distância. Pedras calcárias eram inexistentes em Yap e portanto, muito valiosas na ilha. O valor de uma pedra específica é baseado em seu tamanho e no grau de trabalho - quanto maior a pedra, maior seu valor. A quantidade de tempo, esforço e a demora para transportar uma pedra, afeta o seu preço. Às vezes, homens transportando as pedras Rai, morrem durante a viagem. O valor da pedra aumenta, dependendo de quantos homens foram perdidos e no qual, a pedra adquire essa particularidade.

O comércio de pedras Rai eventualmente declinou no início do século 20, devido a disputas comerciais entre interesses espanhóis e alemães na área. Quando as forças imperiais japonesas assumiram Yap durante a Segunda Guerra Mundial, muitas pedras foram utilizadas em construções ou como âncoras.

Foto histórica de pedras Rai, tomada em 1904
Embora a moeda moderna substituiu as pedras como moeda cotidiana, as pedras Rai ainda são trocadas de modo tradicional entre os Yapenses, especialmente em raras transações sociais importantes como casamentos, heranças, acordos políticos ou em sinal de aliança."
Aqui, uma pedra Rai submersa...Será que foi essa a que perderam quando transportavam de canoa? Riso For  
Imagens:




Vídeo com algumas "moedinhas" Riso For
Vídeo reserva

Eu achava que a cada transação, essas "moedas" eram deslocadas...Riso For Vivendo e aprendendo Riso For

Abrax^^

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: