Cupinchas!

Compartilho com vocês uma pintura panorâmica, chamada de "Ao longo do rio durante o Festival Qingming", uma das peças gráficas mais espetaculares já realizadas

Achei a obra tão interessante que destaquei as cenas que achei notáveis e curiosas da pintura

Segue adaptação:
"Ao longo dos seus 24.8 cm de altura por 528.7 cm de comprimento, a pintura mostra os preparativos para o festival Qingming na cidade de Bianjing, capital da dinastia Sung.
Acredita-se que tenha sido criada pelo artista Zhang Zeduan, que viveu entre os anos 1085 e 1145.
No panorama, se pode observar magníficos detalhes da vida cotidiana dos habitantes de Bianjing, representados com muita clareza, tanto em suas formas como em expressões. Dos barcos no porto às damas do templo, até a atividade nas casas de chá e o andar dos peregrinos que chegam à cidade para o festival.
Segundo os curadores dos diferentes museus que a estudaram, o panorama possui um total de: 814 pessoas, 170 árvores, 60 animais, 30 edifícios, 28 barcos, 20 veículos e 9 liteiras de transporte.
A versão original, com seus quase mil anos, infelizmente se encontra quase destruída pelo tempo, no entanto, se pode ver a reprodução digitalizada da pintura neste link.
Por via das dúvidas, caso a imagem do link acima não abra, eu gravei a pintura em slide e compartilho o vídeo com vocês

Vídeo reserva
A obra foi copiada e refeita várias vezes, sendo uma de suas mais interessantes representações, a realizada na Dinastia Qing, ilustradas com 4000 pessoas e ocupando 11 metros de comprimento. Destacando principalmente, a luxuosa vida no palácio.
No passado e hoje em dia, estudiosos questionam vários detalhes da obra.
Como por exemplo se a cidade realmente existiu como mostra a ilustração ou se a mesma é baseada a partir de uma idealização do artista. (Existe uma forte teoria que ganhou bastante força nos últimos anos, estabelecendo que na verdade, se trata da cidade de Kaifeng na província de Henan) ou se ilustra verdadeiramente o Festival de Qingming, já que 'Qingming' pode também significar paz e tranquilidade sem fazer referência ao festival em si."
Aqui eu destaquei algumas cenas que eu achei dignas de nota na pintura

Clique para ampliar

Pesca com tarrafa no rio.
Camelos.
Cães saltitantes.
Mulheres pendurando roupa no varal, de forma idêntica aos dias atuais.
Supostamente, um homem puxando um carro com um cadeirante. (Nota: Vi algo parecido em filmes antigos japoneses, por isso suponho que a cena represente o que digo na legenda. NDT. rusmea.com)
Um cavaleiro caindo de uma mula em disparada.
Pandorgas/pipas/papagaios no céu.
Link para ver a pintura na íntegra

Louco né cupinchas?

Quem achou alguma outra cena notável nessa pintura, fique à vontade nos comentários!

Abrax^^
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário