Cupinchas!
Em 1902, a cozinha situada no porão dos escritórios do Departamento de Agricultura em Washington DC era tradicional e difícil de ter a sua comida criticada. Seu menu era amplo e variado, com um chef conhecido como Perry, possuidor de um currículo impressionante incluindo várias temporadas como chefe de cozinha para a Rainha da Baviera. A carne era fresca, os pratos perfeitamente elaborados e todos os produtos eram da mais alta qualidade, incluindo o veneno...?
Continua adaptação:
"Há mais de cem anos, a indústria de alimentos havia conseguido arruinar toda a tentativa de regularizar os seus produtos. Não existiam os requisitos de etiquetagem, não haviam provas de segurança nem informações satisfatórias sobre os riscos da inclusão de aditivos. Foi então que um cientista chamado Harvey Washington Wiley, pioneiro da química dos alimentos, decidiu mudar as formas, persuadindo o Congresso Americano a financiar com 5000 dólares o que ele chamou de 'Ensaios de higiene à mesa', dos produtos alimentícios comerciais.
Harvey Washington Wiley
Seu plano era 'simples' desde o início. Ele construiria uma cozinha e um refeitório no porão do edifício do Departamento de Agricultura, para servir comida envenenada a um grupo de jovens voluntários de não mais de 20 anos, que fossem o suficientemente resistentes ao ponto de suportar a dieta que ele tinha em mente.
Os primeiros 10 membros do esquadrão eram todos empregados do Departamento de Agricultura, dez jovens vigorosos e vorazes que haviam se comprometido a comer na cozinha de Wiley por um período de 6 meses. Os menus foram estabelecidos para que os alimentos de cada dia incluíssem exatamente um ingrediente suspeito... Mesmo assim, todos assinaram contratos, absolvendo o governo americano da responsabilidade pelos possíveis impactos em sua saúde, que pudessem derivar de sua participação no programa, incluindo a morte.
No início, foi utilizado o bórax, um mineral de cor branca brilhante, moído e fresco, oriundo da queima de resíduos em Death Valley de onde era extraído. O bórax e o composto relacionado, o ácido bórico, são utilizados por comerciantes para disfarçar o tempo ou inclusive, o processo de descomposição dos alimentos.
A parte mais notável da história é que os homens obstinadamente engoliram essas cápsulas cheias de bórax, apesar das numerosas dores de cabeça, quedas de temperatura, náuseas e dores abdominais como resultado. O bórax, como agora sabemos, não é pesadamente tóxico, mas sim, definitivamente irritante para os tecidos e a longo prazo, pode causar danos de certa importância e danos no sistema reprodutivo.
Ver nota.**
**(Cupinchas...Meu inglês nada mais é que o portunhol da fronteira com o agá aspirado, que aprendi
Penso que "None but the brave can eat the fare", da imagem acima e aparente lema desse insólito esquadrão, pode ser traduzido como "Apenas o bravo pode comer o preço/tarifa", seja uma alusão ao provérbio "None but the brave deserve the fair", que pode ser traduzido como "Apenas o bravo merece o [que é] justo". NDT. rusmea.com)
Voluntários posteriores engoliram cápsulas cheias de numerosos aditivos alimentícios tóxicos, alguns como o Sulfato de cobre e o Formaldeído, o primeiro utilizado principalmente na atualidade como pesticida e o formaldeído como conservante de carne, amplamente conhecido hoje em dia como potencialmente capaz de gerar câncer.
A maioria dos membros da equipe não ganharam pagamento extra por seu destino perigoso, apenas tiveram a sua paciência e obediência retribuídas com três suculentas refeições ao dia e o mérito de contribuírem como cobaias em prol da ciência e ao benefício humano.
Uma carta que mostra o interesse de um voluntário em participar.*
.jpg)
*("Philadelphia, Pa.
Caro senhor:
Eu li nos jornais sobre o seu experimento em dieta. Eu tenho um estômago páreo para qualquer coisa. Eu tenho um estômago que vai surpreendê-lo. Eu sou afligido com 7 doenças. Nunca fui ao doutor por 15 anos. Eles me disseram há 15 anos atrás, que eu não viveria 8 meses. O que o Senhor pensa sobre isso? Meu estômago pode segurar qualquer coisa.
Sinceramente,..." NDT. rusmea.com)
O doutor Wiley logo teve que pôr fim à suas provas quando os voluntários ficaram tão doentes que não puderam se levantar de suas camas. Alguns deles com sérios danos hepáticos, renais e cerebrais. De outubro de 1902 até julho de 1903, os voluntários do esquadrão veneno comeram os suculentos pratos do afamado chef Perry, junto dos conservantes de alimentos mais comuns da época.
Wiley no seu laboratório
Os esforços de Wiley finalmente deram seu fruto.
Em 1906, o Congresso aprovou a lei de Inspeção de alimentos. As primeiras fiscalizações, foram destinadas à regulamentação dos processos alimentícios. No processo, foi preciso ceder a iniciativa e o protagonismo ao grande...'Teddy Roosevelt'.
A lei de Wiley como era conhecida originalmente, teve seus créditos alterados ao presidente Roosevelt, deixando a Harvey Washington Wiley, no mais frio dos protagonismos."
Abrax
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI
2 comentários:
Muito legal!
Adoro experimento com humanos voluntários.
De fato Master...
Desde quando sejam com voluntários como neste caso, eu acho até graça:)
Abrax
Postar um comentário