Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

quarta-feira, maio 28

Tafoni - a arte da natureza em rochas

Fonte
Cupinchas! Riso For
Volta e meia eu sou fisgado por belas imagens em minhas andanças pela web mundial e logo trato de traduzir/adaptar os textos para compartilhar e só nesse momento é que percebo que o assunto ficou chato bagaray...
Riso For
É o caso dessa postagem do Kuriositas com belíssimas imagens, mas cujo texto (muito) técnico acaba deixando o post tão divertido quanto uma bula de remédios Riso For

Segue adaptação:

"Tafoni - Talvez vocês nunca tenham ouvido esse termo, mas pode ser que tenham visto com seus próprios olhos, ao visitarem alguma praia (ou menos provavelmente ainda, ao visitarem um deserto...) Essencialmente, são cavernas, em sua maioria em miniaturas, cujas formações podem resultar em belíssimos padrões.


Encontrados em todos os tipos de climas, tafonis são mais comuns nas áreas de marés e contrariamente, nos desertos. Não há nenhuma explicação científica exata do por quê eles são formados No entanto, a primeira explicação é que sua formação é controlada por uma combinação de intempéries, por sal e pela extensão de tempo entre quando estão molhados e secos.


Uma outra explicação diz que o sal não está necessariamente envolvido no processo de cimentação. Como a maioria é encontrada em rochas granuladas (Mas também em granito) a cimentação ocorre quando a água carregada de ions, se precipita e forma o material cristalino. Isso acontece dentro de poros de sedimentos e torna-se como rocha. Como qualquer material cimentado é estruturalmente variável, algumas partes são mais suscetíveis à erosão do que outras e então, essas mini-cavernas são formadas ao longo dos anos.


O processo de cimentação, muitas vezes, pode levar milhões de anos para ser concluído. No entanto, quando expostos aos elementos, pode levar substancialmente menos tempo para reduzir rocha à forma granular. A palavra 'anos', foi usada no parágrafo anterior, em vez de 'séculos' ou 'milênios', já que o tafoni pode mudar substancialmente dentro da expectativa de vida de um ser humano médio.
Eles podem causar o retiro de uma paisagem costeira em rápida escala, enquanto que nos desertos, eles resistem muito mais lentamente.
Pelos oceanos, no entanto, acredita-se que o tafoni causa até dez por cento do retiro costeiro.



Acredita-se que alguns tafonis podem ser iniciados pela ação de moluscos - e provavelmente outros organismos marinhos como ouriços do mar e moluscos. Eles criam pequenos poços na rocha sobre a qual se agarram e retiram de minerais disso. Esse furo poderia ser alargado ao longo da vida do organismo e depois que ele morre, seria exposto aos elementos, para  em seguida, ser totalmente formado pelas ações da natureza como a maré, vento e chuva.



Ainda que tafonis são geralmente pequenos, podem acontecer em muitos tamanhos e formas. Nestas fotos, se pode ver os pequenos poços que parecem quase se congregar magneticamente juntos, mas ainda podem se cavernas muito maiores, ao ponto de abrigar uma pessoa ou animal.



A palavra em si é mais misteriosa do que as razões pelas quais os tafonis são formados. Há várias opções - leitores gregos reconhecerão imediatamente a palavra taphos que significa túmulo. Na Sicília e Córsega a palavra significa janelas, enquanto que na segunda língua, tafonare significa perfurar.



Se o tafoni parecem algo um pouco de outro mundo, então não deve ser nenhuma surpresa que a missão Pathfinder a Marte tirou fotos de estruturas semelhantes a tafonis na superfície do planeta vermelho. Isso possivelmente pode indicar que uma vez (pelo menos) havia umidade em Marte, mas eles também podem ter sido causados por uma forma diferente de erosão.


Tafonis também aparecem em três formas diferentes - favo de mel, célula e aninhados. Eles foram cientificamente definidos pela primeira vez, no século 19 e como um tópico geomorfológico, têm atraído a muitos geólogos, assim como a observadores mais casuais. O que une o cientista e o leigo é o sentimento de respeito que eles podem inspirar."



Abrax^^

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: