Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

terça-feira, maio 20

Bun Bang Fai - o festival de foguetes na Tailândia

Fonte
Cupinchas! Riso For
O festival Bun Bang Fai, ou o festival de foguetes, é uma cerimônia de tomada de mérito habitualmente praticada por povos étnicos do Laos em grande parte do nordeste de Tailândia e Laos, em várias aldeias e municípios perto do início da estação chuvosa...

E dizer que o máximo que eu fiz foram foguetes de palitos de fósforos, enrolados em papel alumínio Riso For 

Continua adaptação:

"As celebrações incluem tipicamente música e apresentações de dança, desfiles competitivos de carros alegóricos, dançarinos e músicos no segundo dia e culminando no terceiro dia com lançamentos competitivos de foguetes caseiros.

Remontando os tempos pré-budistas, o Bun Bang Fai é realizado ao redor da lua cheia de maio e se baseia na noção de que o lançamento de foguetes de bambu ao céu, irá iniciar a época das chuvas e trazer água, muito necessária para os campos de arroz do país.

Tradicionalmente, os foguetes são construídos de bambus e recheados com pólvora, mas hoje em dia, muitos materiais diferentes são utilizados, incluindo PVC ou tubos de metal.
Esses foguetes possuem uma variedade de tamanhos que vão de apenas alguns palmos, a absurdos nove metros de comprimento. Alguns dos maiores foguetes são recheados com até 120 kg de pólvora e equilibrados precariamente em uma torre de lançamento feita de andaimes de bambu ou madeira.

Os foguetes maiores, muitas vezes chegam a altitudes de vários quilômetros e podem viajar, em um raio horizontal, alcançando dezenas de quilômetros. Uma vez que não podem ser controlados, os foguetes podem ir em qualquer direção, inclusive caindo diretamente no meio da multidão. Lesões não são incomuns. Em 10 de maio de 1999, um foguete de 120 kg explodiu a 50 metros acima do solo, apenas dois segundos após o lançamento, matando cinco pessoas e ferindo 11.

O evento é julgado por uma junta que avalia os foguetes, baseados na altura e distâncias percorridas, bem menos do que pelas trilhas espetaculares de vapor. Aos membros da equipe vencida, cujos foguetes falharam no lançamento ou caíram logo após serem lançados, a tradição dita que eles devem ser chafurdados em uma piscina de lama nas proximidades.
Embora Bun Bang Fai é realizada em muitas aldeias, a maior celebração ocorre em Yasothon.

Uma equipe de construção de foguetes trabalha em conjunto para içar seu foguete pesado, feito à mão, nos andaimes de lançamento durante o festival de Bun Bang Fai em 11 de maio de 2014 em Yasothon, Tailândia. 
Uma equipe de fogueteiros, sobe os andaimes e se prepara para lançar o seu foguete no festival Bun Bang Fai em 11 de maio de 2014 em Yasothon, Tailândia.






Foguetes em miniatura são vendidos em um desfile durante o festival de Bun Bang Fai em 10 de maio de 2014 em Yasothon, Tailândia. 
O festival de Bun Bang Fai é comemorado anualmente e culmina quando foguetes caseiros são disparados ao céu em uma celebração de "tomada de mérito" que saúda o início da estação chuvosa.


Cobrir-se com lama faz parte da tradição, no dia em que os foguetes são lançados. (Acho que isso daí é o "castigo" que recebe a equipe cujos foguetes chocharam Riso For rusmea.com)





Apesar do arco de voo que descreve o foguete ser meio cambaleante, o som é semelhante ao de aviões a jato:

Vídeo reserva
Quando vejo coisas assim, tenho a certeza de que os extraterrestres somos nós Riso For

Abrax^^

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: