Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

terça-feira, abril 29

Wadi al-Hitan - o vale das baleias

Fonte
Cupinchas! Riso For 
Compartilho com vocês esta matéria do Amusing Plante, sobre este interessante sítio paleontológico de fósseis de baleias localizado no Egito Riso For 

Segue adaptação:

Arqueoceto
"Os desertos do Egito contém alguns dos sítios paleontológicos mais bem preservados do mundo e um dos quais, é o Wadi al-Hitan ou o Vale das Baleias. Esse vale remoto no deserto ocidental, localizado a cerca de 150 km ao sudoeste do Cairo, contém uma valiosa coleção de fósseis e ossos de uma extinta, subordem das baleias, chamada de arqueocetos.
Estes fósseis explicam um dos maiores mistérios da evolução das baleias: o surgimento da baleia como um mamífero marinho a partir de uma vida anterior como um animal terrestre.
Wadi Al-Hitan é o sítio mais importante no mundo para a demonstração desse estágio da evolução e retrata vividamente a forma e a vida dessas baleias durante a sua transição. Nenhum outro lugar no mundo rende o número, a concentração e a qualidade dos fósseis e a sua (Difícil) acessibilidade, está configurada em uma paisagem protegida e atraente.

Os fósseis de Wadi Al-Hitan remontam a 50 milhões de anos, mostrando os mais jovens arqueocetos nos últimos estágios da evolução de animais terrestres a uma existência marinha. Eles já exibiam a forma do corpo simplificada, típico de baleias modernas, mantendo certos aspectos primitivos do crânio e estrutura dos dentes, bem como as patas traseiras. Muitos dos esqueletos de baleias estão em boas condições, pois foram bem preservados nas formações rochosas.

Esqueletos semi-completos são encontrados no vale e em alguns casos, até mesmo o conteúdo do estômago estão preservados. Fósseis de outros animais primitivos como os de tubarões, crocodilos, peixes-serra, tartarugas e raias encontrados em Wadi al-Hitan tornam possível a avaliação das condições ambientais e ecológicas daquele tempo.

Há evidências consideráveis ​​indicando que a bacia de Wadi Hitan foi submersa em água há cerca de 40 a 50 milhões de anos. Naquela época, o chamado Mar de Tétis chegou até o sul do Mediterrâneo. O Mar de Tétis teria recuado ao norte e ao longo dos anos, sedimentos grossos de arenito e calcário foram se depositando em visíveis formações rochosas de Wadi Hitan.

Estudos geológicos são realizados na região desde a década de 1800 e os primeiros esqueletos foram encontrados por volta de 1830, mas nunca foram recolhidos, devido ao difícil acesso ao local naquele tempo. De primeiro, pensaram se tratar de grandes répteis marinhos. Foi só mais tarde, em 1902, que as espécies foram identificadas como baleias. Nos seguintes 80 anos, os fósseis atraíram relativamente pouco interesse, em grande parte devido à dificuldade de alcançar a área. Na década de 1980 o interesse no site foi retomado graças aos veículos com tração nas quatro rodas, facilitando o acesso.


Wadi Al-Hitan, é agora um Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo visitado por apenas 1.000 pessoas por ano."

Abrax^^

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: