Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

quinta-feira, abril 24

Vietnã - o reino das casas Trinh tuong

Fonte

Cupinchas! Riso For
Compartilho com vocês este interessante artigo do site VNP que mostra um pouco sobre as pitorescas casinhas tradicionais Trinh Tuong do Vietnã Riso For

Segue adaptação:
"A comuna de Huu Khanh, no distrito de Binh Loc, é conhecida localmente como o 'Reino' das casas Trinh tuong, ruas de casas Trinh tuong' ou a terra das casas Trinh tuong.
Os visitantes que cheguem até a fronteira de Chi Ma na província de Lang son, ficariam surpresos com as ruas de casas Trinh tuong (Ruas de casas de terra) que se estendem por três quilômetros.
Curiosamente, essas casas são feitas de argila, mas são muito sólidas, existindo há mais de mais de 100 anos. Muitos delas possuem uma única planta.

Casas Trinh tuong em Huu Khanh.
Ha Van Bon, chefe da aldeia de Kieng, disse: 'ninguém sabe quando as casas Trinh tuong foram construídas nesta área. Quando as pessoas da etnia Tay vieram se estabelecer aqui, já existiam as casas Trinh tuong. Hoje em dia ninguém mais constrói essas casas e só Ha Van Dan conhece o segredo de sua construção'.

Casas Trinh tuong na comuna de Huu Khanh têm existido por centenas de anos. 

Visitamos as casas pertencentes a Dan, um homem da minoria étnica Tay de mais de 80 anos de idade. Estes edifícios de terra permanecem juntos e se extendem por mais de 30 m.
Possuem pisos e portas contíguas.

As pedras devem ser muito bem colocadas para servir de base. 
Quando perguntado sobre a construção dessas casas, o Sr. Dan explicou: 'O povo Tay tem duas técnicas de construção de casas Trinh tuong. Para as casa construídas completamente com terra, a argila é selecionada e compactada em quadros para fazer as paredes. Para o segundo tipo, os moldes são usados para fabricar tijolos de argila para construir as casas, mas ao contrário da construção de casas modernas, a argila também é usada como argamassa e reboco.' Dan também disse que a escolha da área para construir as casas era o mais difícil.

Objetos na porta para assinalar que os residentes estão em uma longa ausência.
De acordo com o feng shui da etnia Tay, as casas devem estar virados para Sul e apoiando-se na montanha, como as casas da etnia Kinh. A área de Huu Khanh tem um terreno íngreme e montanhoso, por isso é mais adequado construir as casas nas encostas das colinas. Mais importante ainda, o lugar onde são erguidas devem ter muitas árvores, de preferência antigas, porque de acordo com a experiência de muitos anos do povo Tay, essa zona nunca é afetada por erosão.

Argila é compactada em quadros para fazer as paredes.
A construção de casas Trinh tuong requer habilidades precisas. Os passos mais difíceis são a consolidação das fundações e a construção dos pilares. Para o alicerce, as pedras devem ser bem colocadas, para garantir sua firmeza e durabilidade. Os quatro pilares dos cantos da casa devem ser reforçados com pedras antes de fazer as paredes. A seleção da terra e a colocação das pedras para as fundações e pilares foram realizados pela próprio Sr. Dan, porque, disse ele, se não for feito corretamente, a casa poderia desmoronar a qualquer momento.

Processo de reboco nas paredes de uma casa Trinh tuong. 
A população Tay estima que as paredes de uma boa casa Trinh tuong, são à prova d'água na estação chuvosa.
Para fazer com que as paredes fiquem impermeáveis, a compressão do barro deve ser feita com muito cuidado e de modo meticuloso.

Alisando as paredes de uma casa Trinh tuong.

Em algumas casas no passado, o Sr. Dan levou mais de três meses para completar a fase de compactação do barro. As casas Trinh tuong são quentes no inverno e frescas no verão. São resistentes ao vento e ao calor. Sua única falha é que elas muitas vezes criam mofo devido à umidade na estação chuvosa. Para resolver esse problema, o povo Tay erige o fogo para cozinhar, no meio da casa e assim, além de se aquecerem, evitam o mofo. A fumaça porém, se adere nas paredes e por isso, as construções tem um aspecto de velhas e musgosas.

Altar ancestral do povo étnico Tay em uma casa Trinh tuong. "
A comuna de Huu Khanh possui sete aldeias com mais de 1000 casas Trinh tuong que ainda estão intactas. No Distrito de Binh Loc estão desenvolvendo um projeto para preservar as ruas de casas Trinh tuong na comuna de Huu Khanh para promover o turismo cultural em um futuro próximo.

Cozinhando em uma casa Trinh tuong. 


É notável que essas casinhas foram e ainda são construídas justamente onde no Brasil é considerado zona de risco de desmoronamentos, que são as encostas e os morros...Riso For
Mas como diz o artigo, eles escolhem os locais onde hajam árvores e claro, as preservam, evitando assim erosões e desmoronamentos...Riso For

Abrax^^

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: