Cupinchas!

Faz tempo que eu não publico nada de Karakuri


Segue adaptação e vídeo:
"No século 18, uma época dominada pelo pensamento científico e dos grandes avanços em matéria de relojoaria, foram criados autômatos mecânicos de uma incrível perfeição movidos por complexas engrenagens e alavancas. Humanoides, animais ou até mesmo, povoados inteiros foram criados por relojoeiros com a finalidade não só de divertir, mas também, permitir o progresso da ciência.
Vídeo reserva
Os cientistas adotaram uma visão biomecânica do ser humano. Descartes considerava que o corpo era uma máquina, composta de osso e carne, e a alma, um espírito pensante. Achava que as pessoas eram máquinas fabricadas pelo 'artesão divino' e, portanto, mais perfeitas que as fabricadas pelo homem, mas que em última instância, a única diferença entre uma e outra era o grau de complexidade.
A fabricação de autômatos, sejam humanoides ou animais mecânicos, evidenciava a obsessão existente na época em tentar reproduzir o melhor possível nas máquinas, os movimentos e comportamentos dos seres vivos. No entanto, estes autômatos terminaram sendo empregados fundamentalmente para entreter às famílias de classe alta, cujas cortes até promoviam luxuosas festas tendo tais prodígios mecânicos como atração, pois só as classes proeminentes podiam se permitir ter 'brinquedos' tão caros.
Cada autômato realizava uma ação própria do ser humano com grande perfeição: escrever, desenhar, jogar xadrez, tocar algum instrumento.
A aparência também era muito bem cuidada: roupas elegantes, cabelos, olhos, cílios...
Maria Antonieta, a esposa de Luis 16 que morreu na guilhotina na Revolução francesa, comprou um desses autômatos, uma androide conhecida pelo nome de 'Tocadora de Dulcimer' (Do original Joueuse de Tympanon), construída pelo relojoeiro Pierre Kintzing e o marceneiro da Rainha, David Roentgen.
O mecanismo mais importante do autômato, se encontra sob o banquinho, que está integrado por um cilindro de latão movido por uma mola.
A rainha quis presentear o autômato à Academia das Ciências.
Seu médico pessoal relatou alguns detalhes dessa história:
'Esta máquina foi construída na Alemanha para a Rainha em pessoa por artistas hábeis que já haviam criado para o Rei da França, uma escrivaninha muito grande cujo trabalho é surpreendentemente perfeito em que podem ser escondidos segredos; e também criaram outras obras. A Rainha desejaria que esta figura autômata fosse examinada por algumas pessoas da Academia das Ciências; e julgava a peça digna de estar colocada no gabinete desta Companhia onde se situam as máquinas, sua Majestade estaria disposta a oferecer à Academia'
Depois da Revolução, a autômato foi abandonado.
No ano de 1864, Robert Houdin restaurou a peça e atualmente, a 'Tocadora de dulcimer' se encontra no Museu de Artes e Ofícios de Paris."
Abrax^^
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI
2 comentários:
Caramba, Muito Interessante!!!
Legal né?^^
Abrax^^
Postar um comentário