Cupinchas!

Ao ver este post, aliás, especificamente os carros abandonados zero quilômetros que me deixaram babando, senti que não podia deixar de compartilhar com vocês um pouco sobre esta zona de segurança em Nicósia, Chipre.
Não sei porquê, mas achei o lugar parecido com Pripyat a cidade fantasma perto da central nuclear de Chernobil...

Segue adaptação:
"Este ano de 2014, marca quatro décadas desde que a Guarda Nacional do Chipre encenou um golpe que levou à intervenção militar turca e fez estalar a guerra civil entre as comunidades grega e turca da ilha.
Após o cessar-fogo, uma zona de segurança fortemente restrita, controlada pelas Nações Unidas, foi criada entre o norte e o sul. Ela se estende por 180 km ao longo de toda a ilha e mede 7,4 km no seu ponto mais largo e 3,3 m em seu ponto mais estreito.
O Aeroporto Internacional abandonado de Nicósia perto da cidade de Nicósia, Chipre, em 10 de março de 2014.
Por 40 anos, a zona de segurança - Uma terra de ninguém controlada pela Organização das Nações Unidas - dividiu Chipre de leste a oeste, com os gregos étnicos de Chipre vivendo no sul, e os turcos no norte.
Em 1960, um governo de poder compartilhado desmoronou logo após a independência da Grã-Bretanha, e a ilha foi dividida desde que o golpe cipriota grego foi seguido por uma invasão turca do norte em 1974.
A zona desmilitarizada é restrita ao público em geral e não é permitido o acesso ao interior por não cipriotas gregos ou turcos. O fotógrafo da Reuters, Neil Hall, visitou recentemente a zona de segurança, que ainda contém ruínas e relíquias de tempos passados - casas abandonadas, empresas e até mesmo um aeroporto.
Um jato de passageiros da Cyprus Airways, no Aeroporto Internacional abandonado de Nicósia.






Decorações em uma parede do aeroporto.



Pyla é uma das poucas aldeias da zona de segurança das Nações Unidas e é o lar de uma comunidade mista de gregos e cipriotas turcos.







Os carros foram importados do Japão para serem vendidos em uma concessionária da Toyota. Eles foram armazenados aqui durante o conflito de 1974 e não foram movidos desde então.


Alguns dos carros, ociosos por quatro décadas, tem apenas 52 km no hodômetro.




Do outro lado da ilha de Chipre, existem seis postos de fronteira, permitindo o movimento entre o norte e o sul da ilha.
Há controles de passaportes nas fronteiras, embora a República Turca de Chipre do Norte não é reconhecida oficialmente pelo Conselho de Segurança da ONU.
As pessoas atravessam as fronteiras por trabalho e lazer e ambos os cipriotas gregos e cipriotas turcos podem circular livremente.





Abrax
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI
6 comentários:
Interessante, não sabia da existência dessa zona de segurança, pensei que existisse somente entre a Corea do Norte e Corea do Sul.
Fui ver no googlemaps, onde fica isso.
Abs
Pois então Fideco, eu tinha uma vaga noção de que havia ocorrido um conflito nessa parte do mundo...
Mas nem imaginava que havia uma zona de segurança...Oõ
(Tu viste os carros?^^ Que vontade de pegar um, colocar debaixo do braço e sair correndo^^ kkkkkkkkk^^)
Arigatou pelo comment^^
Abrax^^
Faço Relações Internacionais e sempre fico encantado e com vontade de ir a todos os lugares que já vi aqui no Rusmea!! Amo esses posts
Obrigado pela preferência^^
Eu fico muito contente em saber que estes posts agradam e comentários como o seu, me revigoram o ânimo^^
Arigatou pelo comment^^
Abrax^^
Por nada!! e só pra tirar esse "anônimo"... meu nome é Fábio, tenho 25 anos e moro em João Pessoa - PB. Continua postando aí que curto muito!!
Opa!^^
Sem dúvida Fábio, vou continuar postando sobre lugares pelo mundo^^
Grande abrax^^
Postar um comentário