Cupinchas!
Hoje eu compartilho este interessante pedacinho da mitologia japonesa, que conta um pouco sobre Mizuko, as crianças d'água...
Segue adaptação:
"Mizuko, ou crianças d'água, são os bebês não nascidos que morrem durante a gestação. (Também são considerados Mizuko, os recém-nascidos, os bebês durante o período de lactação até 1 ano e meio, e crianças com menos de 7 anos de idade. NDT. rusmea.com)
No Budismo, existe a crença que após morrer, é preciso cruzar o Rio Sanzu para chegar à vida após a morte. Segundo a lenda, as almas das crianças que morrem prematuramente não podem cruzar este rio, já que não acumularam suficientes boas ações e causaram sofrimento aos seus pais.
Por isto, são condenadas a suplicar à compaixão de Buda e empilhar pedras uma em cima da outra na beira do rio para finalmente poderem atravessá-lo. Para salvar as crianças deste castigo, está o Jizou, que resgata as crianças escondendo elas em suas mangas (Kshitigarbha ou Ojizou-san é um bodisatva muito venerado pelos budistas da China e Japão. NDT. rusmea.com).
Mas para que Jizou ajude a alma e evitar assim a vingança da criança não nascida, se deve praticar um ritual chamado Mizuko kuyo, no qual consiste de apresentar oferendas ao dito bodisatva .
Acredita-se que a origem de tal tradição, foi originada durante o Período Edo (1603 - 1868), quando as camponesas se viam obrigadas a abortar pelos contínuos períodos de fome que assolavam o país.
Esta prática foi se popularizando principalmente com a criação de santuários para tal fim, na década de 1970. É muito comum encontrar nessas instalações, estatuetas com aparência de crianças, cobertas com adornos para bebês."
Exemplo de Mizuko Kuyo (Oferenda):
Ultimamente não é raro encontrar estátuas de Jizou com aparência de criança em cemitérios.
Estátuas Jizou no templo Zojou em Tókio:
Abrax
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário