Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

segunda-feira, março 17

Mar Sem Fim - a história do "barco fantasma" da Antártida

Fonte Via
Cupinchas! Riso For 
Faz uns 2 anos que esta estranha fotografia percorre a Internet, principalmente em listas sobre abandonos...
Se pode observar na foto, uma embarcação que repousa sob as gélidas águas da Antártida, na baía Fildes (ou baía Maxwell), próximo da Ilha Rei Jorge, um Iate afundado em uma espécie de cubo de gelo por toda a eternidade...

O Mar Sem Fim antes do acidente:
Qual não foi a minha surpresa ao Rusmear pela web Argentina e descobrir que se tratava de um Iate Brasileiro! Riso For 

Segue adaptação:
"Quanto tempo levava ali, esse que muitos catalogaram como 'barco fantasma'?
Repousar no gelo, seria o último destino da nau?
Se trata do barco brasileiro 'Mar sem fim', um Iate de 20 metros de comprimento de fora a fora, propriedade do jornalista e escritor brasileiro, João Lara Mesquita, que navegava na região para produzir um documentário.

O barco sofreu um acidente em 7 de abril de 2012, bem em frente da Base Antártica Chilena Presidente Eduardo Frei, devido à compressão dos gelos e as adversas condições meteorológicas, pelo qual, evacuaram os seus quatro tripulantes antes de que fossem engolidos pelas águas.
Na noite anterior, eles foram dormir vendo como o gelo rodeava o Iate.
'No dia seguinte ao abandono, o Mar Sem Fim estava preso no gelo. Cercado por placas grandes e instáveis, com 'buracos' de mar  entre elas impedindo a aproximação, ou saída, de quem quer que fosse' recorda o capitão.

No final de maio, duas expedições, uma russa e outra chinesa, saíram a navegar pela Baía Fildes. Entre seus tripulantes estava o fotógrafo Ruslan Eliseev, o autor da maravilhosa foto que abre esta postagem. O gelo havia se retirado e o espetáculo que observaram russos e chineses foi espantoso: a embarcação sob a água, a muito pouca profundidade, luzia com um aspecto fantasmagórico, como se vissem um pequeno Titanic, mas sem a necessidade de submergir.

No entanto, o gelo não foi o túmulo do 'Mar sem fim' graças ao Tratado Antártico, que proíbe o uso de combustíveis pesados na Antártida e aos países responsáveis por recuperar qualquer nau que sossobre naquelas águas, para evitar a contaminação do eco-sistema mais puro que ainda nos resta.

De modo que quase um mês após o naufrágio, efetivos da Armada do Chile e da Marinha do Brasil, submergiram nas águas da Baía Fildes com a finalidade de verificar os níveis de contaminação na área do naufrágio, constatando um derramamento de combustível da embarcação, que armazenava uns 8.000 litros de diesel.

Precisavam tirar aquele barco dali o mais rápido possível, no qual, a Armada do Brasil, começou a planificar as condições para um futuro trabalho de re-flutuação da nau, que foi levada a cabo em  23 de fevereiro de 2013.


'O NAVIO ESTÁ MORTO!'
'Foi assim que marinheiros brasileiros se referiram ao Mar Sem Fim, quando entraram em seu interior. Perdemos o barco, mas, felizmente, não houve qualquer impacto ambiental ao ponto do naufrágio', declarou João Lara Mesquita, logo após o resgate.


Aproveitando as boas condições meteorológicas na zona, o pessoal da companhia de resgate entrou em território Antártico com a finalidade de transladá-lo até Punta Arenas. E após meses de espera no gelo, finalmente ele pôde ser resgatado das gélidas águas com a ajuda do rebocador 'Otway' até o porto chileno, onde foi vendido (Lamentavelmente) como sucata.


Para honrar sua história, João Lara Mesquita está escrevendo um documentário e um livro sobre o resgate do barco, do qual informou pontualmente em um blog que, como não podia ser de outra forma, batizou como 'Mar Sem Fim'.
Um blog que não devem deixar de visitar se quiserem saber mais detalhes desta odisseia de um barco que foi à Antártida para fazer um documentário…E terminou se convertendo no protagonista do filme."

Fazendo coro com o Taringa.net, eu também recomendo uma visita ao blog Mar Sem Fim do João Lara Mesquita, para conferir mais detalhes desta história incrível! Riso For 

Abrax

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

3 comentários:

Fideco disse...

Nossa. Perfeito!!! Nunca imaginaria que seria um iate brasileiro, aparece muito em blogs de fantasmas, e nem imaginaria que foi retirado da agua.

Como sempre o blog surpreendendo!!!

Rus mea disse...


Muito obrigado Fideco^^

Eu também fiquei surpreso com essa...OO'

Pena que não deu para recuperá-loT_T

Abrax^^

Eli Silva disse...

Nossa, que história interessante, e o melhor é que o iate foi resgatado. Amo o meio ambiente e muito me orgulho de saber que os brasileiros fizeram sua parte,recolhendo o iate e preservando o meio ambiente.