Cupinchas!

Compartilho com vocês, um pouco sobre o interessante projeto japonês chamado de LUNAR-A, que consiste de enviar uma sonda até a órbita da lua e lançar sondas penetrantes no solo lunar

Segue adaptação:
Concepção artística da Lunar - A
A sonda Lunar-A é um veículo com forma cilíndrica, com um diâmetro de 2,2 m, uma altura de 1,7 m e dispondo de quatro painéis solares. Projetado pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), a sonda entraria em uma órbita elíptica ao redor da Lua e soltaria dois artefatos penetradores batizados de 'Penetrators' (Sondas penetradoras), a uma altitude de 40 km em lados opostos do satélite. Estes penetradores (de 80 cm de comprimento e 16 cm de diâmetro) possuem um pequeno foguete para aumentar sua velocidade, até que atinjam os 25 km de altitude, para a partir daí, caírem livremente.Sonda penetradora
Os penetradores possuem sismógrafos, medidores de temperatura e capacidade para operar durante um ano inteiro, transmitindo dados para a sonda LUNAR que ficaria em órbita da lua. As sondas teriam a missão de observar os movimentos sísmicos lunares e determinar se a lua possui um núcleo metálico.
A superfície lunar é considerada praticamente transparente para as frequências de transmissão, no qual se espera que não haja problemas no envio de sinais ao orbitador.
Após lançar os penetradores, a sonda LUNAR-A manobraria até uma altitude de 200 km sobre a superfície lunar.
O protótipo da Lunar - A
As sondas penetradoras, foram desenhadas para colidirem com a superfície a uns 330 metros por segundo, penetrando até uma profundidade aproximada de 1 a 3 metros no solo lunar.
Projetados para terem uma resistência extrema a impactos, até mesmo os componentes eletrônicos dos penetradores foram envolvidos em um tipo de resina, que segundo a agência, os penetradores teriam a capacidade para suportar até 10 mil g no momento do impacto.
Concepção artística de como as sondas penetrariam no solo lunar
Inicialmente a sonda LUNAR-A, seria transportada por um foguete japonês M-V do Centro aeroespacial de Kagoshima.
Porém...O projeto tem sido um verdadeiro calvário para os japoneses:
O projeto teve início em 1991 visando ser lançado em 1995, porém o veículo só ficou pronto em 1997.
Devido a atrasos ocasionados no desenvolvimento das sondas penetradoras e a problemas no propelente dos propulsores e a falta de verbas, o lançamento foi adiado até uma data indefinida do ano de 2004.
A lunar - A, pronta para uso
A planta da sonda penetradora
Apesar dos inúmeros problemas, o sonho de ter uma sonda na lua, foi alcançado em 2007 com o lançamento da sonda espacial Kaguya ou Selene como é conhecida no ocidente, construída pela NASDA (órgão da JAXA)
Mas agora em 2014, o projeto Lunar-A volta à discussão em que poderá ser lançado ainda este ano, seja pelo centro aeroespacial de Kagoshima ou em conjunto com a agência espacial Russa, em que cogitam a hipótese de cravar em solo lunar, não 2 penetradores como era o projeto inicial, mas 3 ou 4, mas segundo uma das fontes,
Como podem notar cupinchas, não posso concluir esta postagem sem mencionar que chega a ser um milagre que o projeto espacial Japonês, tenha colocado um robô em um asteroide e de lá trazido amostras com tão pouca verba e tão pouco interesse do público em geral.
Me refiro ao projeto Hayabusa que para baixar custos, contou com componentes (De altíssima qualidade diga-se de passagem) fabricados por artesãos autônomos de várias oficinas de fundo de quintal do Japão.
A falta de grana é compreensível, pois no japão, a opinião pública rosna quando se trata de meter a mão no bolso do povo para financiar um projeto espacial que, na opinião dos cidadãos japoneses, não trará nenhum benefício imediato...
Sobre a sonda Hayabusa, aqui vai alguns links para o Hypescience que mencionam a sonda robótica:
Foto espacial em 3D – o Asteróide Itokawa
Asteroides: descoberta, formação e exploração
Bônus:
Esta sonda penetradora das imagens, foi testada pelo centro de medição e análise de vulcões e terremotos, da Universidade de Kyushu.
Além dos testes de impacto, estas sondas oriundas do mesmo projeto lunar, possuem a finalidade de fazer medições em áreas vulcânicas de difícil acesso.
Achei esta animação caseira lá no Nico Douga (Meio tosquinha) que dá uma ideia de como a sonda seria lançada na lua:
Abrax^^
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI
2 comentários:
Jurava que era apenas um vibra gigante
Só depois que publiquei é que percebi...><'
Abrax
Postar um comentário