Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

quinta-feira, março 27

Caso Hakamada - um inocente no corredor da morte

Fonte Fonte Fonte
Cupinchas!
Recebi uma dica do meu correspondente de guerra no Japão, o Miki, sobre um novo julgamento de Iwao Hakamada, em que ele foi declarado inocente, após passar 48 anos na prisão.

Segue adaptação:

"Um tribunal local decidiu na quinta-feira, realizar um novo julgamento do preso Iwao Hakamada de 78 anos que estava no corredor da morte, acusado de cometer roubo, assassinato e incêndio criminoso na província de Shizuoka, em 1966, onde foi libertado da prisão após quase meio século.

Com base em novas provas, incluindo exames de DNA, o Tribunal Distrital de Shizuoka aceitou uma segunda apelação para um novo julgamento, 48 anos após Hakamada ter sido preso e 34 anos depois de sua sentença de morte ser fixada pelo Supremo Tribunal Federal.

O tribunal distrital decidiu também suspender a sentença de morte e sua detenção desde sua prisão.


Iwao Hakamada se tornou o primeiro detento do corredor da morte no Japão a vencer decisões judiciais tanto no início de um novo julgamento e deter uma detenção. No final do dia, ele foi liberado do centro de detenção de Tóquio depois que o tribunal  de Shizuoka rejeitou a objeção dos promotores.
O Magistrado Hiroaki Murayama disse que as peças-chave de evidências usadas contra ele, estão agora sendo avaliadas como tendo sido forjadas. 'Não há nenhuma evidência ligando Hakamada aos crimes', frisou.

Testes de DNA indicaram que os vestígios de sangue em que o Supremo Tribunal Federal reconheceu como a roupa do agressor, não eram nem o sangue de Hakamada nem das quatro vítimas, disse o juiz.
Além disso, ele apontou a possibilidade de que as roupas não eram as mesmas que o autor usava durante o assassinato das quatro vítimas.

Ao final de suspender a sentença e detenção, Hiroaki Murayama explicou que Hakamada foi preso por um período extremamente longo, sob a ameaça constante de morte. É 'intoleravelmente injusto' mantê-lo preso por mais tempo, disse ele."

"Iwao Hakamada era um boxeador profissional, nascido em 10 de março de 1936, sentenciado a morte em 10 de junho de 1966 e foi o preso que mais tempo levou no corredor da morte em todo mundo. Foi condenado a morte em 1968 depois de ser declarado culpado, em um julgamento dúbio, do assassinato do patrão, sua mulher e seus filhos, da fábrica onde trabalhava.


Iwao confessou sua culpa depois de ser interrogado durante 20 dias, sem contar com a presença de um advogado. Mais tarde se retratou e declarou que foi torturado e ameaçado pela polícia para que assinasse a confissão. Ao que parece, algumas provas apresentadas no julgamento eram muito deficientes: a roupa manchada de sangue encontrada na fábrica era pequena demais para que fosse de Iwao, a porta pela qual afirmaram que ele havia entrado na casa estava fechada com chave e a faca que foi utilizada era pequena demais para causar feridas mortais.

Hakamada Hideko segura a foto do irmão mais jovem, em frente ao centro de detenção de Tókio

Como consequência dos mais de 40 anos que ficou enclausurado, algumas vezes em regime de isolamento, Iwao Hakamada padece de uma doença mental. Iwao era proibido de falar com outros presos ou ver televisão, entre outros benefícios pessoais. O risco de execução era constante e só se salvaria se recebesse um indulto do ministro da Justiça ou que lhe concedessem um novo julgamento.

O Japão é um dos dois países altamente industrializados que mantêm e aplicam a pena de morte (o outro é os Estados Unidos). Os presos são informados da execução no dia de sua morte e seus familiares após a execução. O método utilizado é a forca*. Atualmente, existem no Japão mais de 100 pessoas condenadas a morte. Todo o sistema está rodeado de um grande hermetismo."

*Link para a matéria aqui do rusmea.com sobre a forca, o atual método de execução japonês.

Vídeo de 2011 que fala sobre o caso (Em espanhol)



Abrax

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: