Cupinchas!

Rusmeando pela web Vietnã, encontrei esta postagem que achei interessante e vi que não podia deixar de compartilhar

Segue adaptação:
Durante muito tempo, o povo Hmong no Planalto cársico de Dong Van, província de Ha Giang, tem preservado uma técnica de fundir um tipo especial de arado adequado à terra rochosa.
"Preparando argila para fazer o molde.
Por seu grande valor natural, o planalto foi reconhecido oficialmente como um parque geológico mundial pela Rede de Parques Geológicos da UNESCO em 2010. É o único certificado deste tipo no Vietnã e o segundo no sudeste da Ásia.
Com os anos, o planalto se converteu em lar de grupos étnicos, principalmente dos Mong, no qual, sobrevivem da agricultura nas partes dispersas das montanhas rochosas.
Mistura de pó de rocha e carvão de carvalho-vermelho para recobrir o molde de fundição.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
É preciso ao redor de 7 kg de ferro gusa para fundir um arado.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
A imagem da elevação é a de uma área montanhosa imensa, escarpada e rochosa, com uma camada fina de terra misturada com rocha entre os rios de montanha, no qual, são muito difíceis de cultivar. Eles não podem usar as arados que são utilizados em lugares planos, porque são danificados pelas rochas.
Para vencer esta dificuldade, a população do planalto tem construído um tipo especial de arado adequado à terra rochosa. A técnica de fundição desses arados é mantida pela família Mua.
O segredo e a experiência na fundição dos arados firmes e duradouros, são transmitidos de geração em geração. A primeira vista, a técnica da família Mua não é especial, mas de fato, consta de muitos segredos interessantes.
Por exemplo, além da matéria prima principal de ferro fundido, são somados outros materiais como pó de rocha e carvão de carvalho-vermelho. O carvão para a cocção no forno é também de carvalho-vermelho. Após a o término, os arados são mantidos nas cinzas ao invés de água como é feito no método tradicional. Graças a estas técnicas, o povo étnico Hmong tem criado seus próprios arados, para lavrar no terreno rochoso. Apesar das duras condições, se pode ver no planalto verdes campos de milho e arroz, com a promessa de trazer à população local da fronteira do país, uma boa vida."
Eu já arei a terra quando era garoto cupinchas

Naturalmente que em lugares planos, mas confesso que não é moleza!

Eu mal imagino a dureza que deve ser, arar a "rocha" subida acima!

Abrax
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário