Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

quarta-feira, março 12

A fundição de arados do povo étnico Hmong

Fonte
Cupinchas! Riso For 
Rusmeando pela web Vietnã, encontrei esta postagem que achei interessante e vi que não podia deixar de compartilhar Riso For 

Segue adaptação:

Durante muito tempo, o povo Hmong no Planalto cársico de Dong Van, província de Ha Giang, tem preservado uma técnica de fundir um tipo especial de arado adequado à terra rochosa.

"Preparando argila para fazer o molde.

Por seu grande valor natural, o planalto foi reconhecido oficialmente como um parque geológico mundial pela Rede de Parques Geológicos da UNESCO em 2010. É o único certificado deste tipo no Vietnã e o segundo no sudeste da Ásia.
Com os anos, o planalto se converteu em lar de grupos étnicos, principalmente dos Mong, no qual, sobrevivem da agricultura nas partes dispersas das montanhas rochosas.

Mistura de pó de rocha e carvão de carvalho-vermelho para recobrir o molde de fundição.
Alisando o molde com uma mistura de carvão de carvalho-vermelho e pó de rocha.
O molde é composto de duas peças de argila misturada com pó de carvão, e colocada sobre um suporte de madeira.
Montagem de duas peças do molde de fundição, utilizando uma camada de argila.
Um aldeão Hmong se ocupando do forno.
É preciso ao redor de 7 kg de ferro gusa para fundir um arado.
Vertendo o ferro fundido no molde.
Após três minutos, se pode tirar o arado do molde.
No mercado, cada arado é vendido por 350 000 Dongs (Aprox. 39,63 Reais. NDT. rusmea.com).
A imagem da elevação é a de uma área montanhosa imensa, escarpada e rochosa, com uma camada fina de terra misturada com rocha entre os rios de montanha, no qual, são muito difíceis de cultivar. Eles não podem usar as arados que são utilizados em lugares planos, porque são danificados pelas rochas.
Para vencer esta dificuldade, a população do planalto tem construído um tipo especial de arado adequado à terra rochosa. A técnica de fundição desses arados é mantida pela família Mua.

O segredo e a experiência na fundição dos arados firmes e duradouros, são transmitidos de geração em geração. A primeira vista, a técnica da família Mua não é especial, mas de fato, consta de muitos segredos interessantes.

Por exemplo, além da matéria prima principal de ferro fundido, são somados outros materiais como pó de rocha e carvão de carvalho-vermelho. O carvão para a cocção no forno é também de carvalho-vermelho. Após a o término, os arados são mantidos nas cinzas ao invés de água como é feito no método tradicional. Graças a estas técnicas, o povo étnico Hmong tem criado seus próprios arados, para lavrar no terreno rochoso. Apesar das duras condições, se pode ver no planalto verdes campos de milho e arroz, com a promessa de trazer à população local da fronteira do país, uma boa vida."

Eu já arei a terra quando era garoto cupinchas Riso For 
Naturalmente que em lugares planos, mas confesso que não é moleza! Riso For 
Eu mal imagino a dureza que deve ser, arar a "rocha" subida acima! Riso For 

Abrax

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: