Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

terça-feira, fevereiro 25

"História japonesa humorística" - deus do trovão e demônios

Fonte Fonte Fonte
Cupinchas! Riso For 
Pinturas que para nós hoje em dia soam apenas como de mau-gosto e politicamente incorretas, nos anos de 1894, eram tratadas como "história japonesa humorística - deus do trovão e demônios".Eram um tipo de pintura utilizando técnicas de xilogravura (Ukiyo-e) para fazer graça.

Fazendo a transcrição das informações (que inicialmente pensei que se tratava de apenas humor¬¬), não pude deixar de sentir uma pontada de raiva ao ver que retrataram os chineses como ratos neste pergaminho...¬¬

Segue adaptação:
Nota: A apreciação se faz da direita para a esquerda         ←

"Esta imagem, é uma das nove cópias da série Kokkei Nihon Shiki (História japonesa humorística), que comemora uma vitória militar japonesa contra a China em 1894 e se trata de uma paródia do Hyakki Yakou (Desfile noturno dos 100 demônios, ou o desfile noturno das entidades, em que cheguei a apresentar um trechinho aqui no rusmea.com, mas não pude dar continuidade por pura falta de tempo...¬¬). As nove impressões, podem ser apreciadas como um pergaminho quando colocadas uma ao lado da outra (veja a imagem acima).

Imagem 1-2
A inserção no início desta cópia (Imagem acima), descreve três mulheres estranhas, três monstros e um peixe (Parece mais um sapo...Riso For rusmea.com) com a inscrição 'Baía' nas costas.
A inserção inferior retrata várias caricaturas de chineses, um soldado japonês como o deus do trovão, um soldado japonês vestido de quimono e um oficial da marinha japonesa em meio a súplicas de chineses retratados como ratos.

Imagem 3-4
O desfile noturno dos 100 demônios é um tema que cativou a imaginação de artistas japoneses durante séculos. Desde o período Heian (794-1185), e talvez até mesmo antes, pintores japoneses tornaram cenas de criaturas demoníacas que brincam e pulam durante à noite. Contadores de histórias japonesas dizem que em uma noite a cada verão, todos os tipos de seres terríveis fazem o seu caminho para as montanhas para lá se divertirem com jogos e brincadeiras.

Imagem 5-6

A publicação por Toriyama Sekien de um livro sobre Hyakki Yakou em 1776 sinalizou um novo interesse sobre o tema fantástico do desfile noturno dos 100 demônios, interesse esse que perdurou pelos períodos de Edo e Meiji. No final do século 19, o gravurista Utagawa Yoshiiku (1833-1904) produziu várias ilustrações criativas baseadas no desfile fantástico. Uma delas foi o seu Kokkei Wanisshi-ki (registro cômico da história japonesa), que empregou o tema dos 100 demônios para criticar as ações militares japonesas contemporâneas na China."

Imagem 7-8

Imagem 9


Apesar de ser uma paródia humorística, as imagens são tão bagunçadas que me pergunto se o autor não estava sob o efeito de LSD, quando fez estes desenhos...¬¬

Abrax

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: