Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

segunda-feira, fevereiro 24

Cartazes de alerta contra bombardeios da Segunda Guerra Mundial

Fonte Fonte Fonte Fonte
Cupinchas! Riso For
Dando continuidade a série de posteres antigos, hoje eu compartilho estas imagens de cartazes japoneses de alerta contra bombardeios da Segunda Guerra Mundial Riso For 
Traduzindo este material, por vários momentos eu fiquei imaginando como teria sido aquele tempo, se havia um nervosismo no ar, ou se era mantida a calma como estes cartazes tentam demonstrar...Riso For

Segue adaptação:

"As propagandas japonesas da Segunda Guerra Mundial, foram concebidas para ajudar o governo japonês, durante aquele período. Muitos dos seus elementos eram contínuos com valores do pré-guerra, firmados no estatismo do período Showa, incluindo os princípios do *Kokutai, **Hakko ichiu e do Bushido.

Novas formas de propaganda foram desenvolvidas para persuadir os países ocupados dos benefícios da Esfera de Coprosperidade da Grande Ásia Oriental, para minar a moral das tropas americanas, para unificar o povo japonês em um ideal comum, para combater alegações de atrocidades japonesas e de apresentar ao povo japonês, o exército Imperial como vitorioso na guerra.

Tudo começou com a Segunda Guerra Sino-Japonesa e alcançou o seu clímax na Segunda Guerra Mundial, usando uma grande variedade de meios de comunicação para propagar as suas mensagens. Os seguintes posteres, são de alerta, preparo e orientação em caso de bombardeios.

*Kokutai = Estrutura/Comunidade Nacional, também frequentemente traduzido como "identidade Nacional" NDT. rusmea.com

**Hakko ichiu, literalmente "oito cabos de coroa - um só teto", ou seja "todo mundo sob o mesmo teto" era um slogan político do Japão, que se tornou popular a partir da Segunda Guerra Sino-Japonesa e na Segunda Guerra Mundial. E foi popularizado em um discurso do primeiro-ministro do Japão Fumimaro Konoe em 8 de janeiro de 1940. NDT. rusmea.com

Raio de ação de aviões bombardeiros 

Em junho de 1938, sob a orientação da parte oriental, central e ocidental da sede de defesa, foram compilados estes cartazes de esclarecimento pelo museu da Cruz Vermelha japonesa. A lei de defesa aérea havia sido promulgada em abril de 1937, no entanto, um ano antes, o país já havia assumido um período de preparação inicial. Devido a que a guerra sino-japonesa havia começado em julho, a campanha foi instaurada antes do previsto, em outubro de 1937.

Ameaça de ataques aéreos em zonas urbanas 

(Está escrito no cartaz: "Um pequeno erro e o corpo de bombeiros não conseguirá evitar a queima de milhares de locais e junto disso, vem o gás venenoso." NDT. rusmea.com)

As operações de defesa aérea definiam o monitoramento sobre comunicações e alarmes necessários, apagões controlados (Escurecimento da zona urbana à noite, com o objetivo de dificultar bombardeios), desinfecções, medidas contra ataques com gás venenoso, evacuação e salvamento. Destes, apenas a obrigação de limitar a iluminação, foi confiada ao público.

O que deve ser feito em cada casa, em uma situação de alarme de ataque aéreo Parte 1

(O cartaz destaca o preparo e uso de roupas úteis e adequadas em tal situação, a abertura de portas laterais e de emergência, a colocação de baldes d'água em pontos estratégicos fora da casa, mangueiras esticadas e prontas para uso e a imediata extinção do fogo na cozinha. NDT. rusmea.com)
O maior desafio do Departamento de Defesa Aérea, que foi criado pelo Ministério do Interior de acordo com a aplicação da nova lei, era introduzir o 'conceito de defesa aérea' ao público.
A campanha foi iniciada em outubro de 1937, organizada conjuntamente com o Ministério da Administração Interna, o Ministério do Exército, o Ministério da Marinha e patrocinado pela sociedade da Cruz Vermelha japonesa, na cidade de Tokyo."

O que deve ser feito em cada casa, em uma situação de alarme de ataque aéreo Parte  2

(O cartaz destaca a abertura de todos os cômodos da casa, com exceção do quarto anti-gás venenoso, a remoção de idosos e crianças para o quarto anti-gás venenoso, a limitação do uso de luz elétrica a um ou dois abajures, a vedação de janelas e frestas para impedir a fuga de luz e evitar que a casa se torne alvo de ataques, a colocação de tábuas sobre janelas para proteção de estilhaços em um eventual ataque e que um adulto fique do lado de fora, em constante comunicação. NDT. rusmea.com)

O que cada casa deve fazer em caso de alerta de advertência

(Armazenamento de água em banheiras e baldes. A limitação do uso de luz e vedação de abajures para diminuir a luminescência. A colocação de baldes d'água no alto e sob escadas com o objetivo de apagar eventuais incêndios. Que um adulto fique de vigia do lado de fora do quarto anti-gás venenoso e que óleo e demais produtos perigosos sejam guardados em locais seguros. NDT. rusmea.com)

O que cada casa deve fazer, caso receba instruções da defesa aérea

(Examinar as vedações de luz em abajures e janelas. A compra de mais alguns baldes. A preparação de roupas adequadas. A criação e preparo de um quarto anti-gás venenoso e o preparo de desinfetantes em caixa de primeiros socorros. NDT. rusmea.com)

Um exemplo de um plano para a proteção da casa

(Destacado em vermelho na planta da casa, estão as dicas de onde alocar o quarto anti-gás, a colocação de mangueiras e baldes d'água e as saídas de emergência. Nota Do Tradutor que quase não consegue decifrar as letrinhas miúdas e borradas do cartaz... rusmea.com)

A preparação para a defesa aérea no dia a dia de cada casa parte 1

(Luz da porta de entrada, banheiros e corredores devem ser mantidas apagadas e os abajures em uso devem ser forrados. Lâmpadas em portões devem ser cobertos com lustres limitadores de luz e acionados por interruptores. Todas as casas devem ter um quarto devidamente vedado, porém iluminado e alegre. A lâmpada de iluminação deve ter o cabo de luz alongado, para que fique no canto do quarto, enquanto que todo ele deve ser minuciosamente vedado, para que não haja fuga de luz. NDT. rusmea.com)
A preparação para a defesa aérea no dia a dia de cada casa parte 2

(Deve ser escalado um responsável para checar e evitar incêndios. Caso precise sair de casa, peça para o(a) vizinho(a) ficar de caseiro(a). Prepare mais de um dos itens da imagem, baldes, mangueiras e dispositivos hidráulicos para extinguir incêndios. NDT. rusmea.com)

A preparação para a defesa aérea no dia a dia de cada casa parte 3

(A aquisição de ao menos uma máscara anti-gás exclusiva para a população. O preparo de um quarto anti-gás venenoso. O preparo de uma roupa anti-gás para ser usada por pais e filhos. A preparação caseira de máscaras de gás de emergência. A preparação de mosquiteiros anti-gás venenoso...Eu pergunto como?! Riso For A imagem mostra uma mulher aparentemente engomando um mosquiteiro...Riso For Será que isso seria capaz de manter algum gás venenoso do lado de fora? Riso For NDT. rusmea.com)
A prontidão da população para o caso de ataques aéreos

(Em destaque: Que nossas próprias casas, sejam defendidas por nós mesmos. Nas faixas: Responsável da família por checar e evitar incêndios. NDT. rusmea.com)

A atitude do povo contra ataques aéreos

(Em destaque: Não faça tumulto! Não se desespere! NDT. rusmea.com)

Será que esta compilação de cartazes com este tema, merece uma segunda parte cupinchas? Riso For

Abrax^^

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: