
Cupinchas!

Compartilho com vocês esta curiosidade obtida por turistas japoneses, de modo bastante informal, sobre um tipo de ritual de "Magia branca" nas Filipinas...

Achei um tanto parecido com os das nossas benzedeiras...

Nota: Cupinchas!

Por este dias, tem sido bastante difícil de preparar postagens por falta de tempo...

Segue adaptação:
"A ilha Siquijor, conhecida como a 'ilha da magia', é local de uma prática que persiste nos dias atuais, ainda que com poucos praticantes, da chamada Magia Branca 'Boro-boro'.
Com uma certa dificuldade, eu cheguei nas proximidades do centro da ilha onde encontrei um casebre bastante humilde, lar de uma das últimas feiticeiras desse tipo de magia.
Após algum tempo, uma senhora de bastante idade, apareceu e fui tomado por um forte nervosismo, já que era a primeira vez em minha vida, que eu estava diante de uma feiticeira de verdade.
Com um copo d'água, com uma pedra dentro e um canudo de bambu, a senhora começou a borbulhar à minha volta, isso segundo ela, seria para limpar o local de más energias.
Discretamente eu verifiquei esses 3 instrumentos e não encontrei nada suspeito.
Bem, já que se tratava de magia branca, era preciso mostrar a parte doente para ser curada...
Basicamente, a magia 'Boro-boro' é utilizada para supostamente curar qualquer coisa, no entanto, teria maior eficácia com problemas de pele.
Assim que, apropriadamente eu lhe mostrei um intumescimento (Cisto) que me havia surgido no cotovelo e pedi para que ela o tratasse.
O Intumescimento
Segundo o que pude ouvir dos habitantes locais, eles disseram que eu havia deixado o Japão e ido até os confins daquela ilha, apenas para ser curado daquele mal. Um pouco constrangido, me vi sem razões para refutar aquela afirmação deles, assim que segui a 'onda' e me deixei ser tratado sob essas condições.
Como ela me perguntou:
'O que te disseram os médicos do Japão?'
Eu respondi que:
'Eles não sabem dizer do que se trata, com o atual nível de medicina japonesa...'
Ao ouvir isso, a senhora pareceu ter o seu ímpeto aumentado, se concentrando ainda mais para fazer o tratamento.
A senhora então pegou o copo d'água, com a pedra dentro e continuou a borbulhar com o canudo de bambu, como havia feito antes.
Me aproximei para observar e notei que a água do copo começou a ficar cada vez mais turva e no final, chegou a surgir algo parecido com algas marinhas naquela água.
A senhora não era nada suspeita e ao que parece, não se valia de truque algum...
Isso mesmo! Ela estaria retirando de mim, as energias ruins...
Quando a água do copo ficou bastante suja, a senhora trocou por água limpa e recomeçou o processo que novamente, essa nova água também foi ficando cada vez mais turva.
Isso foi repetido umas 3 ou 4 vezes, no qual, a água ia ficando cada vez um pouco mais clara a cada turno do processo.
Após o final da quarta vez, a senhora se aproximou do meu cotovelo afetado e entoou o que pareciam ser palavras mágicas, assoprou e assim encerrou o ritual.
Por fim, a senhora me alertou:
'Evite comer carne de gado e de porco e evite a água do mar'
Por mais que eu me perguntasse se essas recomendações teriam algo a ver com a magia 'Boro-boro', eu fiquei calado.
No entanto, vir até as Filipinas e não comer essas carnes até que vai, mas não entrar na água do mar era muita sacanagem...(Filipinas tem algumas das melhores praias do mundo. NDT. rusmea.com)
Para não contrariar a senhora eu lhe respondi que ia seguir as suas recomendações e as segui...Por um dia apenas...
Curiosamente, o intumescimento desapareceu no dia seguinte como que por um passe de mágica.
Que maravilha!"
O seguinte vídeo, foi filmado por outro turista Japonês, no qual ele legendou utilizando o termo "Magia negra", termo esse suprimido desta edição:
Estranho né cupinchas?

Abrax
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário