Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

quinta-feira, outubro 3

O museu dermatológico de moulages do Japão

Fonte Fonte Fonte

Cupinchas! Riso For 
Compartilho com vocês um pouco sobre o museu do Moulage do Departamento de Dermatologia da Universidade de Kyushu no Japão, que esteve com a sua galeria fora do ar desde março de 2013, por problemas no servidor deles...Este que vos escreve, mandou um e-mail, solicitando o restabelecimento do site. Não obtive resposta, mas há alguns dias ao acessar novamente, o site havia sido restaurado e assim pude ter acesso às imagens que compartilho moderadamente, já que muitas eu decidi não postar, pois poderiam ferir a sensibilidade dos leitores...
Vale lembrar que este post, é muito parecido com a Colecção de Dermatologia dos Capuchos de Portugal, postado aqui no rusmea.com.

Atenção! Riso For 
As imagens a seguir são reproduções em cera, mas devido ao seu realismo notável, advirto que as imagens podem ser bastante perturbadoras! Riso For 

Segue adaptação:
 "O Departamento de Dermatologia da Universidade de Kyushu foi fundado há mais de um século atrás, em 1906. A dermatologia é uma ciência médica para fornecer diagnósticos e tratamentos, mantendo o controle das mudanças na superfície do corpo. A superfície do corpo é sujeits a várias influências, tais como o ambiente e estilo de vida do indivíduo, no qual, a aparência visual da mesma doença de pele difere grandemente de paciente para paciente. O componente-chave da educação dermatologica é fazer com que os alunos compreendam completamente o diagnóstico e tratamento escrupulosamente descrevendo a condição da pele, tais como erupções cutâneas, levando em consideração essas diferenças inter-individuais.


Hoje, graças aos avanços da tecnologia de computador, é possível dar palestras usando imagens de cores vivas. Mas essas tecnologias não existiam no início do século 20, e por isso os médicos pediram aos pacientes para que os alunos pudessem assistir ao examinar a condição da pele apenas para fins educacionais. Quando os pacientes com doenças de pele rara não estavam disponíveis, desenhos foram usados para ensinar os alunos sobre as erupções de tais doenças.


No entanto, de baixa resolução, desenhos bidimensionais não podiam transmitir as nuances delicadas de erupções cutâneas, e assim moulages de doenças de pele foram criados e usados ​​em palestras. Uma moulage é um modelo de cera, e era indispensável para professores de dermatologia nos tempos em que moderno slides não estavam disponíveis. Para os dermatologistas, a palavra moulage tem uma familiaridade histórica. O Departamento de Dermatologia da Universidade de Kyushu possui agora, cerca de 200 moulages. Isaburo Niijima, que estabeleceu a Associação de Arte de Fukuoka, supostamente criou cerca de 700 modelos de moulage. Felizmente, muitos deles estão preservados em boas condições."


Lista de imagens:

Micose Fungóide é uma rara forma de linfoma não Hodgkin. Foi descrito pela primeira vez por Jean-Louis-Marc Alibert, dermatologista francês, em 1806. O nome da doença é na maioria das vezes confuso pois soa como um tipo de infecção fúngica.


Sarcoidosis
Sarcoidose (do grego sark+oid, significando "conforme carne") ou Doença de Besnier-Boeck caracteriza-se pela aparição de granulomas não-caseosos (pequenos nódulos inflamatórios) nos órgãos. Doença auto-imune de causa ainda desconhecida, aparece mais comumente em adultos jovens.
Pityriasis rubra pilaris
Pityriasis rubra pilaris (também conhecida como "doença do Devergie", refere-se a um grupo de doenças crônicas caracterizadas pápulas de cor laranja avermelhado, placas de escala e ceratótica foliculares. Os sintomas podem incluir manchas laranja-avermelhadas (em latim: rubra ) na pele, descamação grave (em latim: pitiríase ), coceira incômoda, espessamento da pele dos pés e mãos, inchaços espessamento em torno dos folículos capilares. Para alguns, os primeiros sintomas podem também incluir inchaço generalizado das pernas, pé e outras partes do corpo. PRP tem uma progressão clínica variada e uma taxa variada de melhoria. Não há nenhuma causa ou cura conhecidas.
Lúpus eritematoso sistêmico
O lúpus eritematoso sistêmico (LES ou lúpus) é uma doença autoimune do tecido conjuntivo, de causa desconhecida que pode afetar qualquer parte do corpo. Assim como ocorre em outras doenças autoimunes, o sistema imune ataca as próprias células e tecidos do corpo, resultando em inflamação e dano tecidual.
Eritema multiforme
O eritema multiforme é uma reação imunológica das mucosas e da pele. Essa reação pode estar associada ao herpes ou a uma possível reação alérgia a medicamentos e/ou alimentos. Após a administração de determinadas drogas, podem surgir sinais como febre, mal-estar, dor e fraqueza muscular e eventualmente vômito.
Sífilis
A sífilis, também conhecida por lues ou, através do nome de sua lesão inicial, cancro duro, é uma doença infecciosa e sexualmente transmissível causada por uma bactéria espiroqueta chamada Treponema pallidum.



Líquen plano
Líquen plano (Lichen planus) é uma doença que afeta mucosa e pele e apresenta natureza inflamatória crônica, incidindo em cerca de 2% da população e acometendo de maneira mais usual mulheres acima dos 40 anos de idade.
Carcinoma basocelular
Carcinoma basocelular (CB) ou basalioma é o câncer de pele mais comum entre pessoas caucasianas. Apesar de ter uma baixa mortalidade, dado que raramente sofre metástase, ele tem um grande potencial de destruição local, podendo causar graves problemas estéticos e funcionais, que representam desafios aos centros de tratamento médico.
Adenoma sebáceo
Adenoma sebáceo é uma doença cutânea consistida de angiofibromas que começam na infância (geralmente presente entre 2-5 anos de idade) e aparecem clinicamente como pápulas vermelhas na face, em que se pensa ser uma acne que não responde ao tratamento. Adenoma sebáceo às vezes pode ser associado com esclerose tuberosa.

Esclerose tuberosa ou complexo esclerose tuberosa (TSC) é uma doença genética rara, multi-sistêmica que causa tumores benignos que crescem no cérebro e em outros órgãos vitais como os rins, coração, olhos, pulmões e pele.

Milzbrand, Carbúnculo ou Antraz
Carbúnculo, carbúnculo hemático ou ainda antraz - é uma doença infecciosa aguda provocada pela bactéria Bacillus anthracis e a sua forma mais virulenta é altamente letal. O carbúnculo é uma doença comum dos animais herbívoros, quer dos selvagens quer dos domésticos, mas também pode afetar os seres humanos que sejam expostos a animais infectados, tecidos de animais infectados ou elevadas concentrações de esporos de carbúnculo.
Sífilis secundária
A sífilis secundária é a seqüência lógica da sífilis primária não tratada e é caracterizada por uma erupção cutânea que aparece de 1 a 6 meses (geralmente 6 a 8 semanas) após a lesão primária ter desaparecido. Esta erupção é vermelha rosácea e aparece simetricamente no tronco e membros, e, ao contrário de outras doenças que cursam com erupções, como o sarampo, a rubéola e a catapora, as lesões atingem também as palmas das mãos e as solas dos pés.
Poroqueratose
O poroceratose é uma doença da pele caracterizada pela ocorrência de uma ou mais placas de hiperqueratose arredondadas e com arestas levantadas que tem crescimento centrífugo, a primeira descrição foi feita pelo dermatologista italiano Vittorio Mibelli 1893.
Lupus vulgaris
Lupus vulgaris é a forma mais comum de tuberculose cutânea e afeta normalmente pessoas que tiveram contanto prévio com o Mycobacterium tuberculosis. Constitui-se de lesões dolorosas na pele com aparência nodular, mais frequentemente na face em torno do nariz, pálpebra, lábios, bochechas e ouvidos.


Melanoma maligno
Melanoma maligno é o tipo de câncer de pele com pior prognóstico. É um tumor altamente maligno nos seus estágios avançados, devido à sua elevada probabilidade de sofrer metástases e se disseminar para outros órgãos.
Lepra
Lepra, hanseníase, morfeia, mal de Hansen ou mal de Lázaro é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae (também conhecida como bacilo-de-hansen) que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. A denominação hanseníase deve-se ao descobridor do microrganismo causador da doença, dr. Gerhard Hansen.

Melasma é uma distúrbio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras na pele. Ocorre principalmente no rosto, mas pode ocorrer em outros segmentos do corpo. Ocorre mais frequentemente em mulheres. Acontece em cerca de dez por cento nos homens.
Noma também conhecido por "cancrum oris" ou cancro oral, é uma inflamação gangrenosa fulminante dos tecidos orais e faciais que atinge mais frequentemente pacientes debilitados e gravemente desnutridos, em particular crianças. Tem como etiologia bactérias anaeróbias orais e Borrelia vincentii. Ocorre com frequência na Africa sub-saariana.




Localização do museu:

Exibir mapa ampliado

Riso ForApenas para que o leitor entenda como é o processo de criação dessas imagens de cera, adicionei o texto do Departamento de Dermatologia da Universidade de Kyushu e a seguinte sequência de imagens, que mostra a elaboração de uma estátua, utilizando essa técnica:


Moulage

Moulage, é originalmente uma palavra francesa, que significa literalmente, um modelo de cera que utiliza uma técnica de modelagem tridimensional. Antes da guerra, esses modelos de cera eram muitas vezes produzidos para ensinar os alunos sobre dermatologia. Mas, como slides coloridos se tornaram comercialmente disponíveis, após a guerra, as fotos foram utilizadas exclusivamente para a gravação de erupções cutâneas, colocando assim um fim à produção de moulages.



No entanto, muitos moulages são preservados ainda em um certo número de universidades pelo Japão. O processo de fabricação de um moulage é como se segue. Em primeiro lugar, o gesso era vertido sobre a região da erupção do paciente, e quando ficasse solidificado, o gesso era removido a partir da pele para fazer um molde positivo. Uma pequena quantidade de cera de cor da pele era aplicada para fazer uma fina camada, que era então colorida.


Em seguida, uma grande quantidade de cera era vertida sobre essa camada fina, e depois de ficar solidificada, um forro de flanela era aplicado. Finalmente, a parte de cera era removido do molde positivo e os detalhes eram retocados para completar o produto. A produção de moulages começou na Universidade de Tóquio, no final da Era Meiji (8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912. NDT. rusmea.com), a partir de onde se espalhou para outras universidades em todo o país."





Nem vou perguntar se curtiram...
Pois imagino que não, devido a crueza dessas imagens...
Riso For 
Eu mal posso imaginar o sofrimento a que pessoas naquele tempo passavam, sem os benefícios da medicina de hoje em dia, apesar de que algumas das doenças apresentadas nesta lista, continuem aterrorizando as pessoas em vários lugares do mundo na atualidade.

Abrax

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

2 comentários:

Anônimo disse...

cm tanta pereba até pensei ke estivesse no O Mundo Real..kk... mas certamente é bem informativo....

Rusmea R. M. disse...


Pretendo fazer a versão "hard" lá para o OMR...Com as imagens que suprimi deste post^^'

Abrax^^