Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

segunda-feira, outubro 21

Miyazaki Aya - o diagrama de anatomia de 1754

Fonte Fonte 

Atenção cupinchas! Riso For 
Apesar deste post tratar de desenhos, as imagens a seguir podem ser bastante perturbadoras! Riso For
Não prossiga quem não quiser ver desenhos de um cadáver dissecado! Riso For

Cupinchas! Riso For 
O diagrama de anatomia de Miyazaki Aya é um pergaminho ilustrado que mostra a dissecação de um condenado à morte por volta do ano de 1754.

Segue adaptação:


San no suke, filho de agricultores com aproximadamente 30 anos, era um desordeiro que adorava apostas, mulheres e bebida, sustentadas pelos assaltos que cometia com certa frequência. Preso várias vezes por desordem, brigas, desacatos e duas vezes por roubo, San no suke foi novamente capturado após roubar mais uma vez e levado à presença do juiz, para receber a sua última sentença.



San foi condenado ao "Uchikubi", a morte por decapitação seguida pela exposição de sua cabeça cravada por um prego, em um suporte de madeira por vários dias, para que assim servisse de exemplo. San no suke não chegou a esse ponto, pois seu corpo foi interceptado por dois médicos, decididos a compilarem um tratado de anatomia, mesmo com as proibições vigentes na época.

Os olhos e a boca entreaberta, características de uma decapitação, é tão bem expressada que chega a ser inquietante...


Mal sabia San no suke, que seu nome e os desenhos de seu corpo e órgãos, entrariam para a história ao servirem de modelo para a primeira dissecação de um cadáver com objetivos médicos e de estudo de anatomia realizado no Japão, por Miyazaki Aya, membro do clã médico de Ino de Kazusa, atual região do centro da província de Chiba e pelo médico Toyou Yamawaki de Kyoto, no ano de 1754.
Os médicos dissecaram o corpo de San no suke na província de Oosaka, cujo registro foi ricamente ilustrado com desenhos coloridos, dando origem ao primeiro livro de anatomia do país do sol nascente.

O pergaminho assinala que o condenado estava com a coxa esquerda ferida por um golpe de espada, mas não esclarece em que momento o corte fora feito.


Vale lembrar e deixar o leitor a par da localização temporal e histórica deste diagrama de anatomia, que até aquele momento, o Japão utilizava diagramas similares oriundos da China e da Europa e que mais de 200 anos antes, Leonardo da Vinci já havia mapeado e desenhado o corpo humano com extrema fidelidade.



O que quero dizer, é que o Japão teve um grande atraso nessa área da medicina, muito devido aos períodos conturbados e instáveis anteriores a edição desse "manual de anatomia" e por certo que intimidado também por crenças espirituais e principalmente pela proibição de dissecações de corpos na época, que mesmo hoje em dia é bastante restrito pela lei que regulamenta a dissecação e conservação de corpos e a lei sobre a doação de corpos para estudos na medicina e odontologia, assunto aventado aqui no rusmea.com.

Fora essas informações que adaptei acima, não encontrei nada mais significativo relacionado a este pergaminho, a não ser medo e repulsa expressados por navegantes nos fóruns da web Japan.
Além do já explicado, só restam os chatos termos técnicos, assim que daqui em diante, deixo para que o leitor identifique os órgãos apresentados no pergaminho e aprecie as imagens com moderação:

Brr...Riso For




Abrax

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: