Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

segunda-feira, setembro 23

Museu dos remédios antigos do japão

Fonte Fonte Fonte


Cupinchas! Riso For
Hoje eu compartilho um pouco sobre o museu memorial dos remédios de Naitou que se encontra na vila de Kawashima, cidade de Kakamigahara, província de Gifu, Japão e pertence a empresa farmacêutica Eisai no entanto, o museu quase não parece ter sido criado para promover a empresa como uma forma de marketing, mas sim, um local cheio de história, com uma grande quantidade de itens, que para nós, ávidos por curiosidades, é de encher os olhos Riso For

Segue adaptação:

"O salão de entrada do museu, é finamente enfeitado por placas de farmácias antigas e anúncios de remédios.
Hakutaku - Com 6 olhos, 9 chifres e a capacidade de se comunicar na língua dos homens, é uma entidade folclórica que protegeria as pessoas de doenças.
Higanbana (Lycoris radiata) era utilizada como matéria prima em receitas de remédios *"fitoterápicos" Japoneses. 
A flor era esmagada e aplicada como compressas em edemas cutâneos e em rachaduras na pele.
A planta possui um alcaloide venenoso e portanto é perigosa se ingerida.
*(Aqui entra uma nota rusvalínica Riso For Acho que o termo fitoterápico não expressa bem essa área da medicina Chinesa e Japonesa, já que fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças, já essa área da medicina da Ásia não utiliza apenas plantas, mas também outros elementos como carne, insetos, minerais, animais vivos¬¬ etc. NDT. rusmea.com)

Cascas de cigarra eram moídas e utilizadas para tratar eczemas e doenças de pele. (LOL! Riso For Não sabia disso! Riso For rusmea.com)
Plaquinhas de orações com pedidos de cura.
Um boneco com os meridianos da acupuntura.

Réplica em tamanho natural de um vendedor de chá de nespereira (Ameixa amarela) dperíodo EdoO chá das folhas dessa árvore, era comercializado no verão por acreditarem que refrescava, ainda que fosse servido quente. Mesmo hoje em dia, se usa as folhas da nespereira no Ofurô (Banho) e realmente é relaxante e combate o suor excessivo.
Vendedora de antídotos (remédios) da província de Echigo.
Era um trabalho efetuado quase que exclusivamente por mulheres naquele tempo e lugar.

Vendedor de remédios da província de Toyama.
Carregando remédios nas costas por todo o país e batendo de porta em porta, esses mascates foram vitais para o desenvolvimento da província.

Máquina para fabricação de comprimidos.
Reprodução do forro do teto de uma farmácia antiga, onde remédios eram pendurados para secar.
Até hoje segue na ativa o analgésico Headeku Pauda  *(Headache Powder) amplamente utilizado no pós-guerra. 
O peculiar saco serve muito bem para embrulhar uma marmita:)
*(Headache Powder ou pó para dor de cabeça da imagem acima, como é comercializado hoje em dia na imagem abaixo Riso For rusmea.com)
A cena retrata pessoas influentes, visitando uma farmácia.
As autorizações para vendas de remédios (Alvarás).
Caixas de remédios, como as de primeiros socorros, para se ter em casa.
Os desenhos vintage são um show à parte.
As célebres pílulas Morita. 
Comercializadas até hoje, são um best-seller em vendas, oriundas de sais aromáticos vendidos no final do período Edo.
Atualmente, o seu outrora amplíssimo raio de ação medicinal, que ia de dores de cabeça à unha encravada, está bem mais limitado, sendo utilizado contra dores no estômago, má digestão, ânsia de vômito e alívio para a ressaca.
Kishida Ginkou, foi um colírio lançado em 1867 (Ano 3 do período Keiou) e comercializado por longa data pela empresa Taguchi Santendou (Hoje Santenseyaku).
Embalagem de Chuuiuu Seiro Maru, assim chamado até a II Guerra, é atualmente chamado de *Seirogan...
É um remédio muito popular no Japão e com uma amplíssimo raio de ação, mas amplo mesmo! 
Seus comprimidos pretos e macios com cheiro forte, amenizam de dor de dente até dor de barriga. (Nota Rusvalínica: Efeito comprovado por este que vos escreve Riso For Continua sendo fabricado até hoje por várias empresas e popularmente administrado como o "nosso Melhoral" Riso For 
A novidade é que de uns anos para cá, os comprimidos são comercializados também em versões especiais, cobertos por uma capa sabor morango, já que o bagulho tem gosto de veneno e fede mais que um depósito de armas químicas! Riso For rusmea.com)

*Oota Isan, é um bom remédio
Oota Isan é o remédio para males estomacais mais popular do Japão. 
As embalagens são do período Taishou (1912 -1926). 
*("Oota Isan, é um bom remédio", é um trocadilho que os Japoneses fazem com as palavras "bom" e "estômago" (Bom= ii , Estômago= i Riso For' rusmea.com)

Rambiki. 
Introduzido no Japão pelos Holandeses, serviam para destilar água, remédios e álcool. 
O nome deriva da palavra Portuguesa Alambique.

Desenho que retrata uma sangria. 
Na idade média, na Europa, acreditava-se que a sangria tinha poderes terapêuticos, chegando até a abusarem da prática. 
Não haviam provas médicas suficientes da eficiência do método.
Mas veja bem, que acreditavam naqueles tempos, que todas as doenças eram obra de demônios infernais...

A tradicional caixa de remédios Shiboruto *(Siebold)
*(Em 1823, aportou em Nagasaki, o médico e naturista Alemão Philipp Franz von Siebold. Nos 6 anos em que esteve no Japão, ele lecionou medicina, história natural, astronomia, química e ainda clinicava pacientes.
Essa é a caixa que o médico utilizava em suas visitas, infelizmente sem os remédios e instrumentos da época, no qual possui uma alça de couro que o médico transpassava pelos ombros, para melhor carregar. Esse modelo de caixa, foi apelidada de ''caixa de remédios Shiboruto" Riso For rusmea.com)

"Novo texto sobre anatomia" em 4 volumes, traduzido do Holandês para o idioma do Japão na época de 1774 por Sugita Genpaku e publicado pela Suharaya Ichibee.
Um dos 4 volumes do "novo texto sobre anatomia", é ricamente ilustrado.
Placa da empresa Morishita Nanyodou, atualmente Morishita Jintan.
O retrato que aparece na placa é de Otto Von Bismarck aos 80 anos de idade.

Projeto de exposição farmacológica de 2011 (Ano 23 da era Heisei)com o título de "Não se mistura as doenças"(Em tradução aproximada Riso For' rusmea.com)
Desenho de um Tsukandori, ou Tsukamidori, um tipo de deus ave, que nos tempos em que a cólera assolou o Japão, tal desenho rodou como panfleto informativo, retratando um cremador na cabeça do pássaro, um monge no peito e remédios  farmacêuticos na cauda da ave.
A eliminação de tantos corpos foi tão difícil naquele tempo, que o ministério do interior, promulgou uma ordem para cremação dos mesmos por motivos de higiene no século 19. 
(A propósito, segundo li em uma edição de Takao Saitou, um grande Mangaka do Japão, o termo Cólera em Português, seria oriundo do idioma Japonês, devido a que as pessoas eram vitimadas pela doença de modo "Korori-korori", ou seja, caíam rolando fulminadas em grande quantidade e o termo teria sido assimilado por outros países, desde os grandes surtos que assolaram o Japão e a Ásia em 1852 à 1860. Na verdade, o nome da doença teria vindo do idioma Holandês e os Japoneses apenas associaram as semelhanças nas pronúncias Riso For rusmea.com)

O homem no desenho reclama de dor nos dentes na hora das refeições. 
O desenho é uma cópia de uma arquivo médico do período Edo e acredita-se que o mesmo retrate a doença conhecida como piorréia (Periodontite). 
O desenho do mesmo período, retrata uma mulher fazendo a "higiene bucal" com um palito de dentes enquanto que outras mulheres, levam a manga dos seus quimonos ao nariz, para se protegerem do seu mau hálito...
O desenho mostra como ficava a pele do rosto de alguém infectado por varíola. 
O segundo pequeno rosto abaixo mostra os efeitos do sarampo.
Izawa Keifun, mais conhecido como pó facial Izawa. 
A caixa continha um pó, utilizado como maquiagem para cobrir os efeitos da sífilis na pele de infectados, muito antes de descobrirem a cura para a doença.
O pó era basicamente composto por cloreto de mercúrio, sal, água e terra. (Ou seja, um barro pra passar na cara! Riso For LOL! Riso For Eu não sabia que usaram maquiagem para ocultar doenças! Riso For rusmea.com)

Desenhos de anatomia.
Maleta utilizada pelos médicos de cabeceira. 
Com dois espaços, um para ampolas e remédios e o outro para os instrumentos, a portabilidade da maleta é notável.

Auscultador.
Utilizado para ouvir os batimentos cardíacos de bebês em gestantes, é o precursor do estetoscópio, apesar de ainda ser utilizado por parteiras em alguns lugares do mundo.

Diários de anotações médicas 
Palitos.
Utilizados como escova de dentes.
Conjunto de pincéis para maquiagem com o emblema Kuyou, com detalhes inseridos em ouro. 
O emblema Kuyou pertence a família Hosokawa. 
Simplesmente formidável!
Caixa de remédios. 

Porta remédios tradicional *(Inrou).
Inicialmente, essa caixinha era utilizada para portar qualquer objeto pequeno, já que não havia bolsos nos quimonos. 
Mais tarde passou a ser utilizada também, para portar remédios. 
*(Mito Koumon, uma das séries de TV mais antigas do Japão, ambientada no período Edo, tem esse porta remédios como um destaque muito especial, já que o protagonista atua como um conselheiro com grande autoridade no império e investiga casos de corrupção e crimes disfarçado de plebeu. No auge do episódio ele mostra essa caixinha da imagem acima, com o emblema do Imperador, revelando assim a sua identidade e posição aos frustrados mal-feitores. A série, baseada em fatos reais é bem interessante e talvez fique para um outro post Riso For rusmea.com)

Porta comprimidos.
Na parte de cima e em baixo, iam poções (Note as 2 tampinhas dos xaropes. Riso For rusmea.com), no meio ia algodão, comprimidos e medicamentos em pó. 
Um charme! 

Estojo militar de emergência do exército Norte-Americano.
Ferramentas para fazer sangria.
Parecem dolorosos...
Vacina para varíola. (smallpox vaccine)
A lanceta bifurcada era um instrumento para fazer arranhões na pele. 
O método estabelecido de vacinação em 1796, implicava que uma agulha fosse mergulhada na vacina para em seguida, perfurar o braço esquerdo, 15 vezes para criar um círculo pequeno.
Salvarsan
Bala mágica da sífilis do início do século 20
Devido a sua forte toxidade, não é mais utilizado hoje em dia.
Penicilina Squibb. 
Primeira penicilina produzida nos EUA.

Mentholatum. (Semelhante ao popular Vick Vaporub Riso For Eu conheci essa pomada quando estive em Lima, no Peru, por conta do nariz entupido Riso For Lima estava bastante poluída naquela época...Riso For rusmea.com)
O design vintage com a criancinha como modelo, foi criado por Shichirou Imatake.
Essa pomada mentolada de origem Estadunidense, foi comercializada no Japão pelos irmãos Oumiyou (OMI Corp) na década de 60, inicialmente com o nome comercial de Mentam Correção: Menturm. ( obrigado pela dica nos comentários Zetto Riso For)
Uptdate:
O Mentholatum continua sendo comercializado no Japão e esta é a cara da pomada hoje em dia:
Dica do cupincha Sergio Kodama via Facebook Riso For

Norshin. 
Remédio para dores de cabeça. O nome do remédio é a junção das palavras 'Nou' (Cérebro) e 'Shin' (Silêncio, calma), originalmente comercializado em 1918, no surto de gripe Espanhola que assolou o Japão. 



Quem não conhecia...Curte Riso For
Quem conhecia...Não curte ué? Riso For

Abrax^^

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

4 comentários:

wulfgar disse...

muito legal esse museu,a coisa q me chocou foi os caras passarem mercurio na cara,putz.me lembrou daquele vidro q usavam p fazer copos e q tinha ,se n me engano,cesio na composiçao.kkkk,.

Rusmea R. M. disse...


Puts!OO'

Tinha até esquecido que mercúrio é veneno!OO"

O teu comentário me fez lembrar de um post do mdig.com.br, de pomadas e até alimentos com radiaçãoOO'

Abrax^^

wulfgar disse...

bah q doideira.isso sem falar de outras loucuras de antigamente tipo:maconha p curar tuberculose,aquele negocio q eles tomavam p dormir.laudano se n me engano,q era derivado do opio,etc...

Rusmea R. M. disse...


É verdade...Li certa vez em um livro Japonês que George Washington foi praticamente assassinado com os "remédios" receitados por seus médicos de cabeceira...E ele só tinha uma simples gripe...

Abrax^^