Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

domingo, agosto 11

Os misteriosos pedregulhos de Moeraki

Fonte 


Cupinchas! Riso 

For 
Compartilho com vocês sobre esses ovos de dragões esses pedregulhos de uma praia da Nova Zelândia, cuja explicação dada pelo Kuriositas me deixou todo enrolado Riso 

For Não entendi bulhufas de como se originam...Riso 

For
Assim que nesta hora vale muito o ditado milenar Japonês: "É porque é e pronto!"Riso 

For

Segue adaptação:

"Caso visitem a praia de Koekohe na Nova Zelândia, vocês poderão ter uma grande surpresa. Na sua frente, espalhados como peças enormes de algum jogo de gigantes há muito abandonadas, existem  centenas de pedras esféricas gigantes. Ou seriam as cascas de ovos dos filhotes de dragões do mar? Os pedregulhos de Moeraki se apresentam a nós com um mistério: O que são e como chegaram aqui?


Algumas são isoladas mas também podem ocorrer em conjunto. Para essas pedras estarem aqui é preciso o resultado de três coisas: erosão, concreção e tempo. Primeiro as ondas, inexoráveis e pacientes, socam o alicerce local por incontáveis milênios. O lamito na praia (rocha que era originalmente de lama e barro) passa por erosão, lenta mas seguramente. No fundo os pedregulhos são o lamito (em sua forma original e molhada, auxiliada a se formar) No entanto, os pedregulhos não estavam lá para começar, eles vieram mais tarde.

Muitos dos pedregulhos Moeraki dão a impressão de serem completamente esféricos (e são quase). Eles são concreções septarianas (uma rocha sedimentar que teve o espaço entre seus grãos individuais, preenchidos por minerais que agiram como cimento.) Concreções se formam dentro das camadas de lama e barro e não são, como alguns pensam, pedregulhos enterrados ao longo do tempo.


No entanto, tendem a se formar no início da história dos sedimentos depositados (acredita-se que eles ocorrem antes do resto endurecer como rochas). Uma consequência da concreção é que as rochas resultantes são mais resistentes aos efeitos das intempéries. Então, quando o resto das camadas sedimentares é corroída, o pedregulho (eventualmente) aparece.

O que é importante sobre estas concreções é o seu tamanho. Eles são grandes. Ao mesmo tempo em que não são os únicos no planeta, alguns deles chegam a um metro de diâmetro, mas a maioria ocila entre 1,5 a 2,2 metros. A maioria deles são esferas quase perfeitas.
Ainda que às vezes o tempo os destrua, eles se dividam ou simplesmente desmoronem.

O material responsável pela sua concreção é um carbonato mineral chamado calcita. No centro do pedregulho, a concreção é às vezes muito fraca, mas o exterior é geralmente a parte mais dura, sendo composta por 20%  de calcita às vezes. Não só a calcita cimenta a rocha, a argila e o silte substituem muito isso também.

Existem grandes rachaduras nos pedregulhos e estes são conhecidos como septarias. O centro de cada pedregulho é oco e o septaria irradia de lá. Realmente não se sabe como o septaria é causado, mas eles podem ser preenchidos por várias camadas de calcita e por vezes, uma camada extremamente fina de quartzo.

Os pedregulhos de Moeraki datam do Paleoceno, que se traduz como o início recente. Em termos geológicos, que bem pode ser verdade, mas isso significa que os pedregulhos tem pelo menos 56 milhões de anos de idade. Nossos próprios antepassados mamíferos durante essa época, eram em sua maioria pequenos e roedores...

Como se pode imaginar, existem muitas lendas Maori sobre estes pedregulhos ocos. Uma diz que eles são as cestas de enguias que vieram à terra quando esta foi afundada em uma grande canoa. A realidade é mais estranha que a lenda."
















Muito louca essa paisagem né cupinchas? Riso For 

Abrax^^

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

2 comentários:

Marçal Fujibayashi disse...

Muito legal... pena que muitos desses pedregulhos devem ter sido vítimas de vandalismo e partidos em pedaços por curiosos em ver oque tem dentro... se fosse no Br não teria mais nenhum.kkkkkkkkk

Rusmea R. M. disse...


Sem dúvida^^

Mas que praia bonita né?^^

Abrax^^