Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

terça-feira, agosto 27

A colina das cruzes da Lituânia.

Fonte Fonte


Cupinchas! Esta colina das cruzes da Lituânia, já apareceu em blogs da web Brasil, mas como achei estas imagens interessantes, decidi compartilhar um pouco sobre este insólito lugar 

Segue adaptação:
"Passeamos hoje por um lugar realmente surpreendente,onde as cruzes são as protagonistas, viajamos até a Colina das Cruzes da Lituânia, provavelmente o lugar em onde se concentram o maior número de cruzes do mundo.
A Colina das Cruzes, também conhecida como a Meca da Lituânia, se encontra a uns 13 km de Šiauliai , a quarta maior cidade da Lituânia, no norte do país.


Sua origem remonta ao ano de 1236, quando a cidade foi  fundada para defender a zona dos ataques dos cavaleiros Teutônicos, feito que não conseguiriam já que estes conquistaram a zona e a dominaram durante todo o século 14. Algumas fontes indicam a colocação das primeiras cruzes na colina durante este período. Com o passo dos anos, o catolicismo Lituano começou a usar este lugar como emblema ante a opressão.

Já no século 19, a Rússia se apodera da Lituânia. Mais de uma batalha sangrenta foi travada nessas terras contra os opressores russos e milhares de soldados lituanos morreram nelas. Os familiares, já que não podiam dar sepultura a muitos desses corpos, utilizaram a colina como um improvisado cemitério simbólico. Em 1895 haviam 150 cruzes grandes e outras tantas de menor tamanho. O lugar começava a se converter em um centro de peregrinação, símbolo da paz, liberdade e esperança para o povo lituano.

Já no século 20, chegam as duas grandes guerras, depois da primeira, os Alemães ocupariam o país durante três longos anos. Na segunda, os Russos voltariam a invadir a zona, para ser reconquistada de novo pelos Alemães durante um breve período de tempo e retornar ao final da guerra às mãos de Stalin como República Socialista da Lituânia.

Nesse meio tempo, a colina havia crescido. Milhares de pequenas cruzes se amontoavam ao redor da colina, coroada já por 400 grandes cruzes. Os Russos não gostavam nenhum pouco, que esse lugar se convertesse em um símbolo de liberdade para os Lituanos e fizeram o impossível para que desaparecesse do mapa. Queimaram tudo em várias ocasiões, tentaram nivelar a colina e inclusive converteram a colina em um depósito de lixo.

Mas nada disso acabou com ela, ao amanhecer, dezenas de cruzes apareciam de novo plantadas ali e por muito que se esforçassem em destruí-las, voltavam a aparecer uma e outra vez. Os russos inclusive planejaram inundar toda a zona, construindo uma represa em um rio próximo, mas para sorte dos Lituanos, o regime comunista caiu e nada disso chegou a ser levado à cabo.

Desde então, até os nossos dias, o número de cruzes e a importância do lugar como centro de peregrinação, tem aumentado. Estima-se que há mais de 100 mil cruzes de todo o tipo e tamanho. Junto às cruzes, foram unidas, estampas, rosários, fotografias, estátuas  e todo o tipo de objetos religiosos que as pessoas foram ali amontoando como uma lembrança de seus antepassados, familiares ou amigos.

A colina da fé, como costuma ocorrer nestes casos, também se converteu em um negócio para muitos, que vendem nas proximidades, cruzes e badulaques de todo o tipo para os turistas desprevenidos que vão ali sem levar uma cruz de casa. Talvez a massificação desvirtue um pouco o sentido original da colina, ainda que isso não tire a magia do lugar ser realmente surpreendente e que seja um ponto emblemático dentro do percurso de peregrinação na Europa."





















Abrax

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

4 comentários:

Silvio OMR disse...

QUE POST FODA !!!

Que lugar lindo, exôtico ... adoraria conhecer ( pena que sou um pobre quebrado )kkkk

Rusmea R. M. disse...


Ah...Eu também^^

Mas se fosse visitar algum desses lugares, seria a Transilvânia...^^'
...Nãooooooo!OO'
Que que eu tô falando?!OO' Lá tem vampiros!OO'

Melhor viajo para Itú^^ (Da canção do Ary Toledo^^)

kkkkkkkkkkkkkk^^

Abrax^^

wulfgar disse...

bem que nos,os asatrus,poderiamos ter um lugar assim.para encher de machados e espadas.kkkkk.hailsa wotan.

Rusmea R. M. disse...


Imagine uma colina igual a essa, coberta de machados, lanças e espadas?^^

Deveria ficar senão lindo, um lugar respeitável^^ (Para não dizer amedrontador...^^')

Abrax^^