Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

quarta-feira, junho 5

Operação Popeye - uma insólita estratégia de guerra

Fonte


Cupinchas! Riso For 
Imaginem uma operação para mudar o clima da região do Vietnã, com o objetivo de afogar o inimigo literalmente em lama...Riso For 

Segue adaptação:

"Esta operação foi desenvolvida pelo Exército Americano durante a Guerra do Vietnã e seu objetivo era prolongar a estação de monções sobre Laos, concretamente no território pelo qual corria a Trilha Ho Chi Minh.
Ho Chi Minh era um trajeto logístico controlado pela República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) e que corria pelo território de Laos e Camboja, chegando à República do Vietnã (Vietnã do Sul).

Graças a esse trajeto era proporcionado mão de obra e material de guerra à Frente Nacional para a Libertação do Vietnã do Sul, aos Vietcongues e à Milícia Nacional do Vietnã.
Ho Chi Minh não era um simples caminho. Estava formado por um complexo labirinto de rotas pela qual podiam circular caminhões, pessoas a pé, bicicletas e inclusive, meios fluviais.
Segundo a Agência de Segurança Nacional Americana, Ho Chi Minh foi um dos grandes sucessos da Engenharia Militar do século 20 e se estima que por ele circulavam 60 Toneladas de fornecimentos por dia.

Para tentar dificultar o tráfico de fornecimentos dessa rota, a 54ª Esquadrilha de Reconhecimento Meteorológico, semeou o céu com Iodeto de Prata para que o período de chuvas aumentasse uma média de 30 a 45 dias. Pretendia-se que a chuva provocasse desprendimentos de passarelas sobre os rios e que o terreno ficasse impraticável para o trânsito de caminhões.
Este controverso projeto foi aprovado pelo Departamento de Estado e pelo Departamento de Defesa dos EUA. Os aspectos técnicos foram verificados pelo Dr. Donald F. Hornig, Conselheiro do Presidente em assuntos de Ciência e Tecnologia.

Em Outubro de 1966, o Projeto Popeye foi testado em uma faixa de Laos, concretamente à leste do planalto de Bolaven, perto do vale do rio Se Kong.
Das cinquenta nuvens que se formaram, aproximadamente 82% produziram chuva de forma rápida. Foi um sucesso, passando do status de experimento, para fazer parte do programa operacional do Departamento de Defesa.

Começando em 20 de março de 1967 e durante a estação chuvosa (De Março à Novembro) até o ano de 1972, três aviões C-130 e dois F4-C partiam da Base de Força Aérea Tailandesa situada em Udorn, duas vezes por dia.

Fumegadores de Iodeto de Prata similares a estes na imagem acima e abaixo, foram utilizados na Operação Popeye. As fotografias correspondem à Operação Gromet II (Filipinas)


Os voos eram oficialmente missões de reconhecimento com tripulações rotatórias e faziam parte da 54ª Esquadrilha de Reconhecimento Meteorológico estacionada na ilha de Guam. Dentro da esquadrilha, as operações de chuva, identificavam-se pelo código “Motorpool”.

Membros da 54ª Esquadrilha
A área inicial de operações era só uma zona de Laos, mas em 11 de Julho de 1967, foi ampliada para o norte do Paralelo 20, incluindo parte do Vietnã do Norte.
Em Setembro desse mesmo ano foi incluído também o vale de Shau no Vietnã do Sul.
Em duas ocasiões, e durante 1968 diversas zonas do Vietnã do Norte foram incluídas como objetivo. Em 1972, a maioria do Nordeste de Camboja foi acrescentado também como área operacional.

Detalhes adicionais:

Esse tipo de operações eram uma fonte de preocupação, não só pelo impacto que pudessem originar, senão porque era considerado ser um abertura a um novo e perigoso tipo de guerra. Os fortes tufões e chuvas que assolaram o Vietnã do Norte em 1971 acrescentaram muita tensão ao assunto.

O jornalista Jack Anderson mencionou a Operação Popeye em Março de 1971, baseando em um documento secreto de 1967 dirigido ao presidente Jonhson pelos Chefes do Estado Maior do Exército.
O 23 de de Setembro de 1971, Senador Claiborne  Pell enviou uma carta ao Departamento de Defesa solicitando informação sobre a Operação Popeye. Depois de uma espera de 4 meses, o Departamento de Defesa negou-se a responder sobre a base de que poria em perigo a Segurança Nacional.
O 24 de Março de 1974, a operação foi posta em conhecimento do Senado. Pell junto com outros cargos públicos pressionaram pára que se fizesse público, coisa que ocorreu o 19 de Maio de 1974.

Em uma sessão informativa, os servidores públicos militares trataram de minimizar o impacto da Operação Popeye, argumentando que o aumento das precipitações tinha sido marginal, afetando 'só' ao redor de 5% com respeito às chuvas de dita região. Obviamente, os críticos perguntaram pelas causas que levaram a um programa ineficaz a permanecer ativo durante mais de 5 anos.


Servidores públicos da administração, afirmaram que resistiram a revelar a operação Popeye devido a que as relações com os países da região podiam se ver afetadas.
Ao todo foram realizadas 2602 missões, 'semeando' 47.409 nuvens, e com um custo de 21.6 milhões de dólares.
'Faça o barro, não faça a guerra' eram os comentários de brincadeira entre os membros da 54ª Esquadrilha de Reconhecimento."


Estranho né? Riso For 

Abrax

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: