Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

sábado, junho 15

Nano-gardem - o minúsculo jardim de cristal

Fonte Via


Cupinchas!  Riso For 
Olhem só que interessante este nano-jardim feito em laboratório  Riso For 
Com o diferencial de que as "plantas crescem" como se fossem de verdade  Riso For 

Segue adaptação:


"Wim Noorduin tem um dedo verde, mas ele não planta as suas variedades de rosas, tulipas e outras flores em um jardim comum. O pós-doutorado na Universidade de Harvard da escola de engenharia e ciências aplicadas, em vez disso, faz microscópicos 'botões' que ele cultiva cuidadosamente em seu laboratório. As flores, delicadas e frágeis, são feitas de cristal.

A técnica é muito fácil: Encha um copo com uma solução que tem um sal e um composto de silício dissolvidos. Coloque em uma lâmina de vidro ou um pouco de metal para atuar como o solo em que o cristal de 'plantas' vai crescer. Permita que o dióxido de carbono do ar entre para difundir na solução, desencadeando uma reação simples que faz com que os produtos químicos dissolvidos saiam da solução e formem um cristal sólido, um que é cheio de curvas, em vez de irregulares, Adicione corante um pouco aqui e ali e os resultados são crescimentos de cristais que se assemelham a folhas e pétalas de flores.


A revista Science publicou um artigo de autoria de Noorduin e três de seus colegas descrevem o esforço criativo e um ensaio sobre o trabalho.
Anteriormente, cientistas tinham feito crescer estruturas que se assemelhavam a flora, usando materiais como o óxido de zinco, mas o que é único sobre o trabalho de Noorduin é a sua capacidade de manipular o crescimento de carbonato de bário e silicato a seu gosto.


Ele e sua equipe entendem que as condições produzem formas, tanto que eles podem 'desenhar as formas resultantes e combinar condições de crescimento diferentes para gerar formas mais complexas,' escreve Elias Vlieg, um professor de química da Universidade de Radboud, na Holanda. 'Ao invés de selecionar um conjunto de condições e deixar o sistema evoluir passivamente, os autores alteram as condições de processo ativamente, permitindo a construção de elementos como hastes, vasos, galhos e folhas.'"


A imagem abaixo mostra a "plantação" em uma moeda de 10 cents Riso For 


Legal né? Riso For 

Abrax^^

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: