Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

quinta-feira, junho 27

Com vídeo - Kyusouzu - as 9 etapas da morte em pinturas terríveis

Fonte Fonte Fonte Fonte Fonte


Atenção cupinchas! Riso For 
Apesar deste post tratar de pinturas, as imagens a seguir podem ser bastante perturbadoras! Riso For
Não prossiga quem não quiser ver pinturas de cadáveres! Riso For

Este post trata de um meio filosófico desenvolvido pelo Budismo que mostra a corrupção da carne com o objetivo de livrar o monge dos desejos mundanos...
Riso For
Segue adaptação:


"Kyusouzu ou Kusouzu é um tipo de pintura budista que retrata a decomposição de um cadáver jogado na natureza em 9 etapas.
Como o próprio nome Kyusouzu (Diagrama de nove fases) diz, o desenho trata dos 9 estágios de um cadáver a partir do momento da morte, passando pela transformação em sangue e carne, a consumação por aves e feras, chegando no nono desenho que retrata as cinzas, ossos espalhados ou apenas a lembrança da defunta.
Junto com os nove desenhos da morta, mais um desenho da indivídua viva era adicionado, formando um quadro de 10 pinturas ao todo.

Apesar de haver algumas variações nas explicações dos 9 estágios (rusmea.com), o conteúdo e filosofia expressadas nessas pinturas é mais ou menos a seguinte: 

Seizenshou - A fase viva


1-Shinshizou - o corpo imediatamente após a morte


2-Bouchou no sou - Aproximadamente 7 dias após a morte, o corpo perde o brilho, incha pela ação de gases internos oriundos da deterioração, as articulações perdem a rigidez, os cabelos se emaranham nas raízes das relvas. A alma da morta vaga solitária pelos campos, empreendendo viagem ao além.


3-Kechi no sou - A pele se decompõe e o cheiro derivado de sangue e fluídos que escorrem, impregnam o ar. De fato, esse é o momento em que surgem todas as impurezas até então imperceptíveis do corpo humano.


4-Houran no sou - A deterioração avança ainda mais agressiva, moscas e vermes se ajuntam, corrompendo completamente a figura que um dia foi bela.


5-Tanshoku no sou - O corpo abandonado no campo é devorado com desordem e sofreguidão por aves e feras.


6-Shouo no sou - A pouquíssima carne e pele que resta são sopradas pelo vento, se tornando azuladas e terminando por se dissolver na terra.


7-Kotsurensou - Gordura, sangue e carne deixaram de existir, restando apenas os ossos, mas ainda com um esboço de forma humana. Mesmo o corpo de uma nobre, não passa de um feixe de ossos abandonados na terra.

8-Kotssan no sou - A relva se enreda nos ossos e a exposição às intempéries acaba por espalhá-los. Não restando nem mesmo a sombra dos seus dias de glória.


9- Kofun no sou - O corpo e os ossos, voltam à terra, restando no campo apenas uma tumba com seu nome gravado, nome esse, que o tempo tratará de apagar.



O objetivo deste treinamento de ver em forma contemplativa as 9 etapas da transfiguração do cadáver, é ensinar as incertezas que a impureza da carne provoca e de quitar os desejos mundanos que possam interferir na iluminação do monge.


Acredita-se que o diagrama de nove fases foi introduzido no Japão no período Nara (710-794) e essas pinturas foram difundidas do período Kamakura (1185-1333) até o período Edo (1603-1868).
basicamente, o cadáver desenhado no diagrama de nove fases era de uma mulher especialmente bonita, ou seja, o objeto de desejos mundanos de sacerdotes budistas homens.


Curiosamente, Tachibana no Kachiko (786-850) também conhecida como a Imperatriz Danrin e Ono no Komachi (825-900) tiveram suas imagens utilizadas como tema nessas pinturas.
Chega até os nossos dias, que a Imperatriz Danrin cuja fé no Budismo era tão fervorosa, que pediu para ter seu corpo abandonado, para que assim, pintassem o seu retrato em um diagrama de 9 fases."

Imagens:


















Brrr...Riso For

Apesar do profundo, contemplativo e filosófico dessas pinturas, elas são para o nosso senso ocidental, algo estranho demais para se pensar em outra coisa a não ser fugir para bem longe delas! Riso For

Vaaaai pra luz!!! Riso For Pra luz! Riso For

Abrax

.
Um oferecimento de:
Noite Sinistra 
Noite sinistra


Um oferecimento de:




Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

4 comentários:

Noite Sinistra disse...

Sinistras essas pinturas hein!!!!

Gostei da parte "mostra a corrupção da carne com o objetivo de livrar o monge dos desejos mundanos" Que doideira...

Rusmea R. M. disse...


Vish!OO'

Quase que eu mando esse post para o blog omundoreal, de tão perturbardoras que são!OO'

Abrax^^

wulfgar disse...

imagens fortes,mas achei bem legal.

Rusmea R. M. disse...


Realmente, são bem fortes...

Mas é legal saber que um dia existiu tal arte e com esse propósito:)

Abrax^^