Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

quinta-feira, junho 6

A maior "fábrica" de gelo do mundo

Fonte 


Cupinchas! Riso For 
Imaginem uma geleira ativa pra caramba, capaz de criar icebergs de até 700 metros, tão grandes que ficam presos por anos em um mesmo lugar dentro de um fiorde também abarrotado de pedaços de gelo.
Imaginem uma geleira que avança até 35 metros por dia, e com tanta força, que a sua frente se despedaça, libertando gelo como uma trituradora gigante. E no verão, enormes icebergs começam uma viagem que costuma durar vários anos e milhares de quilômetros…

Segue adaptação:

"A geleira chama-se Jakobshavn Isbræ e encontra-se no fiorde gelado de Ilulissat, o mesmo onde se assenta um pitoresco e colorido povoado no Ártico. O fiorde encontra-se a 250 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico, na costa oeste da Groenlândia. A geleira, que se encontra em um de seus extremos, é a mais ativa do mundo o que não quer dizer que seja a maior do planeta...

As maiores geleiras do mundo estão na Antártida. Por exemplo, a geleira antártica de Lambert tem um largura de 65 km, e um comprimento de 400km.  No entanto, o que se sobressai na Jakobshavn Isbræ, também chamada de Sermeq Kujalleq, é a sua capacidade de avançar e libertar gelo.O Fiorde gelado de Ilulissat , é desse modo um mar de gelo em constante movimento. Um espetáculo branco, talvez, entre as paisagens geladas mais imponentes do mundo.

As medições constantes que são feitas na geleira do fiorde de Ilulissat dão resultados surpreendentes: apesar de se detectar um retrocesso até o ano de 2004, a partir deste ano registra-se um aumento do fluxo da geleira, atingindo agora os 40 metros por dia.  Por seu grande tamanho e sua importância, Jakobshavn Isbræ foi declarada como Patrimônio da Humanidade da Unesco em 2004."

























Abrax^^

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: