Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

quarta-feira, maio 1

Os Tulous da província de Fujian

Fonte


Cupinchas! Riso For 
Hoje compartilho com vocês um pouco sobre essas interessantes construções de Fujian na China que achei no Kuriositas Riso For 
Viajei legal em poder atirar flechas nos inimigos lá de cima! Riso For 

Segue adaptação:



"Ao redor do século 12 as pessoas da província de Fujian na China, decidiram que suas casas não lhes ofereciam proteção suficiente em tempo de conflitos civis e de quadrilhas de bandidos armados que infestavam a área por centenas de anos.

As famílias combinaram seus rendimentos para proporcionar a sua comunidade com algo mais substancial, um tulou, que poderia proteger a sua propriedade e suas vidas nesta área montanhosa no sudeste da costa da China.



Como qualquer boa ideia, o projeto de uma grande e fechada fortificação, esteve em uso por séculos. Ainda, os avanços em tecnologia habilitaram comunidades a criar um espaço seguro, cercado por grossas paredes que aguentavam até cinco andares.

Bem como em áreas familiares, muitos dos tulous tem recursos para apoiar e sustentar a população local inteira como armazéns, poços e salões de reunião. Aliás os tulous, rapidamente evoluíram para ser, efetivamente, pequenas cidades amuralhadas.


As paredes de um tulou podem ser de até 1,83 m de espessura e foram criadas com paredes externas e internas, preenchendo o vazio em entre elas. Para maximizar a força das paredes, uma combinação de materiais foi utilizada como pedra, madeira, bambu e qualquer coisa mais que pudesse ser compactada para reforçar a estrutura. Estas paredes eram bastante fortes para proteger os residentes inclusive de fogo de canhão.





A maioria dos tulous tem forma circular ou retangular. O sistema das paredes com suas medidas simples, resultaram em mini-cidades que eram também a prova de ventos e extremamente bem arejadas: O tulou é um oásis refrescante nos meses quentes de verão e o isolamento proporcionados pelas paredes, retêm calor no inverno.





Essas grandes estruturas, tinham também outra vantagem significativa: Não se sabe se foram planejados originalmente ou não, mas a estrutura é capaz de se manter em pé a terremotos de grande magnitude, colaborando de modo importante aos seus séculos de longevidade.





A maioria das cidades fortificadas, têm um certo número de entradas, mas o tulou foi desenhado para apenas algumas centenas de pessoas cada. Como tais, todos têm uma só porta principal. São portas de madeira nas quais, reforçadas com chapas de ferro. Uma característica protetora adicional é o conjunto de buracos ao redor do andar superior de cada construção, pois além de que flechas podiam ser disparadas contra o inimigo, em tempos mais tardios, armas de fogo.





Este sistema de defesa provou ser tão exitoso, que no total de 46 lugares adotaram este estilo de arquitetura fortalecida. Estas construções em conjunto, foram tombados pela UNESCO como Patrimônio da humanidade em 2008. Apesar de que às vezes é chamado de Hakka Tulou, o nome recentemente está sendo padronizado para Fujian Tulou. Tulous foram (e ainda são) utilizados por dois povos diferentes nesta parte de China, o povo Hakka e o Minnan.





O sistema perseverou por centenas de anos e foi visto como um modelo para uma sociedade igualitária (e como tal, eles escaparam de potencias purgas, de eliminações por perseguição política durante a revolução cultural de Mao). Cada habitação tinha sempre a mesma medida e não havia nenhuma diferença nos materiais utilizados em toda a estrutura – Adicionando que os desenhos de portas e as janelas eram sempre regulamentados.





A diferença única era no espaço ocupado por famílias de vários tamanhos. Uma família pequena ocuparia um conjunto de habitações que vão verticalmente da terra ao andar superior, enquanto as famílias maiores teriam dois ou mais conjuntos, dependendo de sua medida. Estas famílias juntas formavam um clã, mas às vezes, um tulou continha dois ou três clãs mais pequenos. Se um clã se tornava demasiado grande para um tulou, então outro seria construído para acomodar o crescimento, por isso os aglomerados que podem ser vistos em algumas destas fotografias.





Apesar de que muitos residentes dos tulous ultimamente se mudaram para fora, buscando alojamentos mais modernos ou para procurar trabalho nas cidades grandes ou ao longo da costa Chinesa, muitas famílias retêm os direitos de propriedade das suas casas antigas. Regressam ali regularmente para reencontros e dias de banquete – Na qual, esperamos que assegure a sobrevivência desta espantosa forma arquitetônica pelos muitos séculos que estão por vir."























Abrax^^

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: