Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

sábado, maio 11

La peña horadada - a pedra do diabo

Fonte Fonte Fonte Fonte


Cupinchas! Riso For
Olhem só que curioso esse pedregulho em Lima no PeruRiso For 
Se eu soubesse da existência desse...Monólito...Quando eu estive lá, teria batido um monte de fotos. Riso For 
(Se bem que naquela época eu estava era fugindo das bombas do Sendero LuminosoRiso For)

Segue adaptação:


"Uma grande pedra com um círculo em seu interior é a protagonista de uma popular lenda em Lima, capital do Peru, e que segundo a tradição, de seu interior escapou, nem mais nem menos, que o próprio diabo.
Situada  nos bairros altos, exatamente na interseção de Jirón Junín com a Jirón Cangallo, está 'La Piedra del Diablo', também conhecida como  'La Peña Horadada' (rocha furada).


Sua origem é estranha, já que  ninguém sabe exatamente como ela apareceu nesse lugar.
A Sociedade Geofísica do Peru tem uma teoria, no qual, a pedra seria da época pre-hispânica, e poderia ter sido transportada do Valle del Chillón, dos sopés andinos através do rio, e os habitantes do vale a vendo tão especial, a colocaram em um lugar adequado para lhe render culto na época pre-hispânica, se convertendo em um importante centro cerimonial e de adoração em Lima do século 12.


O material da singular rocha de cor negra e com um metro de altura, é composto de Feldspato e Quartzo e teria milhares de anos. Mas é sua lenda a que a faz se converter em uma pedra especial.
Ricardo Palma, foi um grande escritor e jornalista peruano, além de um grande colecionador de tradições de todo o Peru, e a lenda de La Peña Horadada, lhe deslumbrou e a incluiu na sua obra 'Las Tradiciones Peruanas', onde conta que um povo destinado a perder suas tradições, pode perder a sua identidade.


A lenda conta que o diabo rondava pelos Bairros Altos de Lima onde se encontrava a pedra, e viu que estava vindo em sua direção, a procissão de La Virgen del Carmen, muito venerada em Lima e com mais de 300 anos de antiguidade.
O pobre diabo deu a volta tratando de fugir, mas ao virar a esquina viu que outra procissão, a Del Señor de los Milagros, vinha também em sua direção.
Perante tal mostra de fé e vendo-se sem saída, o diabo em pânico, trombou com a pedra e atravessou-a para poder sair na outra rua, lançando um suspiro de alívio que toda Lima pôde escutar.
Desde então essas ruas foram batizadas como Calle de la peña horadada e Calle del Suspiro (rua da rocha furada e rua do suspiro), apesar de que hoje em dia, já não conservam mais esses nomes. Ao atravessar a pedra, o diabo criou o buraco que a define.


Através dos anos, tentou-se retirar a pedra para que não atrapalhasse os pedestres e para pavimentar, mas teria sido impossível, nem mesmo utilizando maquinários se consegue move-la de seu lugar, como se o demônio impedisse. Outros prefeitos nem sequer se atreveram a tocá-la, para não estar em conflito com o diabo. Faz poucos anos voltaram a tentar move-la novamente para construir uma fonte, mas não foi possível movê-la e a fonte acabou tendo de ser instalada em uma esquina próxima.


Muitos habitantes de Lima se benzem com o sinal da cruz ao passar junto à pedra e nas noites de lua cheia, alguns se aproximam para adorar o demônio.
Teodomiro Mendoza, é um padeiro cujo estabelecimento fica exatamente em frente a rocha, Teodomiro conta que pelas noites se escutam gritos. Karen Herrera, vendedora de comida, também afirma que estranhos gritos e lamentos se ouvem perto da pedra. Além disso, foram cometidos na região, crimes que a polícia nunca pôde resolver e múltiplos suicídios."



Estranho né? Riso For 

Abrax

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

6 comentários:

Anônimo disse...

Agora que saiu esta noticia desta pedra do diabo,os nossos falsos pastores daqui do Brasil,agora vão la para expulsarem o diabo,pois eles são bons nestas piadas.

Rusmea R. M. disse...


Hum...É bem possível que isso aconteça...

Abrax

Grampola disse...

Aqui a pedra do diabo é o crack.

Rusmea R. M. disse...


É verdade!OO'

Ótima observação^^

Abrax

Anônimo disse...

Fui-me rusmeando pelas rusmepáginas deste mui interessante blog,quando inadvertidamente dou de cara cm esta pedrinha furada pelo tinhoso, e matutei cá cm meus botões: poderia ser qualker coisa ke tenha furado a dita cuja,mas a lenda ficou fantástica de tão estapafúrdia...kkk

Rusmea R. M. disse...


As rusmeadas que dou por aí, acabam em postagens estranhas como essa^^

kkkkkkk

Abrax^^