Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

segunda-feira, abril 29

Festival vodu em benim

Fonte


Cupinchas! Riso For 
Olhem só que imagens maravilhosas do festival de vodu em Benim, publicadas pelo site dankitwood.com e que recomendo a que deem uma passadinha por lá Riso For 

Segue adaptação:
15 de junho de 2012

"A nação de Benim, é pequena para os padrões africanos.
Assentada no golfo da Guiné, cercada pelo poder da Nigéria em seu flanco oriental e Togo no ocidente, banhado pelas águas quentes do oceano Atlântico ao longo de suas prais de palmeiras. Esta ex-colônia francesa é rica em história colonial, lar da "Costa dos Escravos" de Ouidah, e berço espiritual do vodu.


Voodoo, ou Vodun como é conhecido localmente, é uma religião oficialmente reconhecida, reivindicando 40% da população como adeptos.

Envolta em mistério e muitas vezes incompreendido, o voodoo remete a imagem de vilões de James Bond, com bonecas cravejadas de alfinetes e deuses malévolos. Estas visões são criações de filmes de Hollywood. Vodun é o culto aos antepassados do povo, é cultura e ligação com a terra. Um sistema de crenças antigo e complexo do culto e de obrigações, que está crescendo em popularidade como uma expressão de identidade Africana no século 21.

No festival em Ouidah, no intenso calor tropical desta pequena cidade costeira, a sensação de ocasião é palpável. Nas pequenas ruas, becos e nos pátios sombreados, a cidade começa a ganhar vida.

Os espíritos de 'Egungun' Nigerianos, se misturam pelas ruas estreitas, vestindo um colorido intenso e concedendo sabedoria com suas altas vozes esganiçadas e inimitáveis. 

Eles falam rápido, confrontando os transeuntes que caem de joelhos e estes, com as suas cabeças inclinadas para o lado, escutam atentamente.

Acredita-se que o 'Egungun' seja a possessão por espíritos dos antepassados ​​mortos colocados na terra para guiar a vida e deve ser tratado com respeito. A ideia de 'espírito' aparece em muitas formas. O 'Egungun' nigeriano é apenas uma das muitas encarnações do espírito. Em outras partes da África Ocidental, manifestam-se de forma diferente.

Há também o Zangbeto, que consiste de uma massa rodopiante de palha.

Adoradores devotos se reúnem a partir de todo o Benim, assim como de Togo e Nigéria. Junto com o estranho viajante curioso, o autor da postagem original, eles descem pela cidade costeira de Ouidah e aldeias vizinhas para testemunhar uma semana de celebração intensamente colorida, com danças rodopiantes, frenéticas e de desempenho rítmico.


A batida constante da bateria ao longo do dia e da noite atrai as pessoas para os pátios isolados de sacerdotes vodu para descobrir cerimônias secretas em santuários e templos ocultos.


A cerimônia real começa com a batida de tambores, apitos são soprados em seguida para chamar os deuses e amuletos são colocados no chão.

Animais desempenham um papel importante que são selecionados e sacrificados, o sangue é derramado no chão como oferenda. É uma cena intensa e um espetáculo muitas vezes não testemunhado por pessoas de fora.

Calor e poeira combinam com os tambores pulsando em um chamado hipnótico e sem aviso, vários adoradores caem em um estado de transe. Possuídos, eles atiram-se ao chão em completo abandono, pois são eles os verdadeiros crentes.

Eles se levantam novamente e dançam noite adentro como seus antepassados ​​fizeram antes deles, em comunhão com o espírito ancestral da África."

Mais imagens:









Abrax

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: