Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

terça-feira, abril 30

Ćele Kula - um macabro monumento histórico

Fonte Fonte Fonte 




Cupinchas! Riso For 
Hoje compartilho um pouco sobre esta estranha torre com caveiras incrustadas localizada em Niš no sul daSérvia.
A história sobre o monumento também é interessante, mas é triste que coisas assim, marquem a liberdade de um povo...

Segue adaptação:


"A torre das caveirasĆele Kula se encontra na Sérvia, na cidade de Niš. Foi construída com as caveiras dos Sérvios mortos na batalha de Cega contra os Turcos em 1809.
Hoje é um curioso e impactante ponto turístico.


No princípio do século 19, os Sérvios se rebelaram contra o Império Turco, presente mais de 400 anos na zona.
Em maio de 1809, os insurgentes Sérvios foram derrotados durante o primeiro levante Sérvio contra o jugo Turco (1809 - 1813).
12 mil rebeldes haviam sitiado a cidade de Niš, defendida por uma guarnição Turca. A batalha principal, se deu contra os insurgentes na colina de Cegar, situada a alguns quilômetros ao Noroeste de Niš.


Os rebeldes comandados por Stevan Sindelic, se encontravam entrincheirados, e quando o comandante se viu completamente cercado e com a batalha definitivamente perdida...


...Disparou contra um depósito de pólvora situado em uma vala, provocando uma enorme explosão que acabou com todo o rastro de vida ao seu redor. Morreram muitos Turcos, Seus soldados Sérvios e obviamente o comandante Stevan.


Com a ideia de intimidar a população de mais levantes contra o Império, o comandante turco da cidade, ordenou construir uma torre que mostrasse as caveiras dos soldados Sérvios mortos naquela batalha.


Um total de 952 crânios foram colocados na macabra construção. No alto da torre, foi colocada a caveira do comandante Stevan Sindelic.
Os escalpos de todas as cabeças, foram enviados ao Sultão como prova da vitória.


Suponho que acima seja a imagem do comandante Stevan e o seu crânio na imagem abaixo.



A torre das caveiras tem uma base quadrangular, alcança os 3 metros de altura e foi levantada junto ao caminho de Constantinopla.

Em 1892, foi construída uma capela com donativos de toda a Sérvia para proteger o que restava do monumento.


Como podem notar na imagem acima, uma capela foi construída sobre a torre, visando protege-la.


Atualmente, restam apenas 58 crânios. Muitos deles foram roubados pelos parentes dos mortos para poder sepultá-los. A caveira do comandante Stevan Sindelic, continua no lugar.


O poeta Francês Alfonso de Lamartine ao se defrontar com essa torre escreveu: 'Meus olhos e meu coração saúdam as cabeças cortadas desses bravos homens que se converteram na pedra base da independência da sua terra natal. Que os Sérvios conservem este terrível monumento! Ele sempre vai ensinar aos seus filhos, o valor da independência de um povo, mostrando-lhes o preço real que seus pais tiveram que pagar por isso.'"

Vídeo com mais detalhes:


Abrax

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: