Cupinchas!

Olhem só que efeito legal!

Eu seria capaz de jurar que esse parque era centenário ou até milenário!

Doce engano!

Dá pra acreditar que foi construído na década de 50?

Segue:
"Em alguns países do oriente asiático como Tailândia, Laos ou Vietnã, é normal encontrar templos e recintos centenários que em sua época, foram erigidos como centros espirituais das religiões budista ou indiana. Milhares de estátuas, entre pagodes e templos, enfeitam estes lugares resistindo ao tempo, talvez protegidas por essas deidades para ao qual foram talhadas.
Costumo dizer em muitas ocasiões que em nosso tempo já não somos capazes de construir maravilhas como estas relíquias. O aço e o cristal têm ganhado terreno à rocha e ao adobe e parece-me uma verdadeira lástima, porque posso imaginar que pouco ficará da arquitetura moderna dentro de alguns séculos, para não dizer milênios.
Mas como exceção da regra, viajamos hoje até o sudeste do Vientiane, em Laos, até uma pradaria na beira do rio Mekong. Ali se pode dar um passeio pelo Xieng Khuan, ou Parque dos Budas. Um peculiar parque de esculturas budistas e indianas milenárias que, curiosamente, foram criadas em meados do século passado.
O Xieng Khuan, foi construído em 1958 por Luang Pu Bunleua Sulilat, um sacerdote-xamã que tentou integrar as duas religiões em sua construção. Depois da revolução de 1975, ele fugiu de Laos para a Tailândia onde lá construiu outro parque similar em Nong Khai, o Sala Keoku.
A "promiscuidade" escultórica, se é que se pode falar assim, desse idoso deve-se a que as peças não estão talhadas em rocha, mas sim, fabricadas com cimento, enfeitadas e envelhecidas com maestria para lhes dar esse aspecto antigo. Entre os Budas e os personagens da tradição Indiana, misturam-se outros Deuses, animais, humanos e demônios, dando em geral, uma boa revisão ao folclore asiático da zona.
Um edifício de três andares, cuja porta é uma boca ameaçadora, permite ter desde o topo, uma vista geral do parque. Essa construção com forma de abóbora, representa três histórias: a Terra, a Céu e o Inferno. Ainda que sem dúvida o centro de atenção do parque é o gigantesco Buda reclinado de 40 metros.
Um trabalho digno de elogios ao venerável artista que o realizou, ainda que com o passo do tempo o lugar tenha perdido um pouco esse sentido espiritual para o qual foi construído e se converteu mais num centro de lazer turístico, ponto a favor também para que todo o conjunto esteja bem conservado e lhe garanta um futuro seguro que talvez contraste com os muitíssimos enclaves históricos desse calibre, que se podem encontrar neste país e que permanecem completamente esquecidos e abandonados."
Mais imagens:
Vídeo mostrando por do prédio com forma de abóbora:
Abrax^^
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário