Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

segunda-feira, março 4

Morangos com açúcar - Um caso de histeria coletiva?

Fonte Fonte Fonte Fonte Via




Cupinchas! Riso For 
Eu sabia que a televisão me deixou burro, muito burro demais a televisão pode influenciar e muito no aprendizado e até adicionar algo aos gostos das pessoas, principalmente das crianças. Riso For
Mas ser capaz de causar uma "doença" até com erupções na pele, fica difícil de acreditar Riso For
Se bem que houve o incidente Pokemón, onde umas 600 crianças Japonesas foram parar no pronto socorro com náuseas...Riso For (Mas a cena estroboscópica do anime realmente forçou! Riso For  )
Apesar do caso "morangos com açúcar" (troca o nome disso meu fi! Riso For) ser diferente do caso Pokemón, em ambos os casos, a gurizada foi parar no hospital...

Segue adaptação:

"Será que somos influenciados pelo vemos? 
Muitas vezes ouvimos que a televisão influencia as pessoas, especialmente as crianças que tendem a imitar o que a TV lhes mostra. 
Mas pode ser tão elevado assim, o poder de sugestão da TV chegando ao ponto de fazer uma doença fictícia se tornar real?


A resposta parece que é Sim.
Vejamos um dos casos mais espetaculares reportados nos últimos tempos. O epicentro da história centra-se numa série de sucesso para o público adolescente, que começou a ser transmitida na televisão portuguesa em 2003 chamada de 'Morangos com açúcar'. 



A série tinha o típico formato de adolescentes bonitinhos-cuti-cuti, certinhos e frequentando a sua escola, com seus consequentes problemas amorosos e demais transtornos associados a idade. 
A questão é que a série teve muito boa acolhida e foi seguida com fidelidade por milhares de telespectadores com uma faixa de idade entre 4 a 24 anos. Os protagonistas converteram-se em verdadeiros ídolos para os adolescentes.

Em 2007 foi transmitido um capítulo da série em que um terrível vírus assolava as salas sem piedade. 
Os protagonistas caíam um depois de outro vítimas da terrível gripe que lhes causava dificuldades para respirar, calores, tonturas e erupções na pele. 
Passados uns dias depois da emissão do capítulo, esses mesmos sintomas começaram a aparecer  inesperadamente entre jovens e adolescentes de todo o país. 


Mais de 300 casos foram tratados nos serviços de assistência médica, que não entendiam nada de nada nem  conseguiam explicar a origem do repentino surto dessa peculiar gripe. 
Chegaram a fechar alguns centros educativos como método de prevenção sem imaginar que a origem estava precisamente nos lares, e mais concretamente em suas televisões.

Trecho do jornal El País na época:
28 OCT 2007
'Faz uns meses, um estranho vírus de gripe afetou inesperadamente a dezenas de meninos portugueses. O vazio repentino das salas, o susto dos pais e o grande alarme dos médicos, que não encontravam motivos para tanto sintoma. 
Até que a alguém lhes acendeu uma luz. 
Aos meninos tinham-lhes contagiado a gripe dos 'moranguinhos', isto é, os protagonistas da série Morangos com açúcar, que nesse momento andava sumida em plena epidemia.'



E um trecho deste site:
'Chegou uma doença nova em Portugal. É uma doença chamada pelas autoridades médicas de vírus 'Morangos com Açúcar'. A novidade está fazendo com que crianças apresentem sintomas igualmente sofridos pelos personagens de uma novela transmitida no país. Mais de 300 crianças, em 14 escolas, já se queixaram de sintomas como erupções na pele, dificuldades de respiração e tontura. Algumas dessas instituições foram obrigadas a suspender o funcionamento.'




Pouco a pouco, a coisa foi se dissipando e ainda que existam opiniões divergentes, o caso pode ser catalogado como uma espécie de histeria coletiva pela alta sugestão causada pela série adolescente. 
Cabe a possibilidade de que a série não tivesse nada que ver com a doença e de que a conexão desta com o capítulo não fora nada além da pura casualidade… 

Ainda que é só dar uma olhada no que as fãs de qualquer cantor de sertanejo pop fazem, pra entender que todo esse assunto pode ser bem verdadeiro..." Riso For

(Eu ri dessas últimas imagens! Riso For)

Riso For Vídeo com um trecho, só para dar uma ideia da textura da novela:


Abrax^^

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

2 comentários:

silvio ........ disse...

kkkkkk esses aborrecentes mela-cueca

Rusmea R. M. disse...


Nem vou comentar nada!XD

Abrax^^