Cupinchas!

Olhem só esta maravilha!

Oh! Mon dieu!

C'est la couleur la plus belle que j'ai jamais vu!


Segue:
Majorelle, é um jardim botânico de Marrakech no Marrocos. Foi desenhado pelo artista expatriado Francês Jacques Majorelle em 1924, durante o período colonial, no qual o Marrocos estava sob a administração da França.
Jacques Majorelle era filho do ebanista e desenhador de Art nouveau, Louis Majorelle. Em 1919 ele se instala em Marrakech e se apaixona pelas luzes, pelas cores, odores, ruídos, arquitetura, habitantes, pelos Zoco ou mercados tradicionais ao ar livre e das Alcaçovas.
Em 1922, ele compra uma fazenda de palmeiras no borde do palmeiral de Marrakech, aonde em 1931, faz construir pelo arquiteto Paul Sinoir, o seu chalé ao estilo Art déco de uma assombrosa modernidade, inspirado em Le corbusier e no palácio da baía de Marrakech.
Do seu atelier no primeiro andar, saíram seus imensos decorados. Apaixonado por botânica, cria o seu jardim em torno do chalé, com vários ambientes e uma vegetação exuberante onde centenas de pássaros criam seus ninhos. Esse jardim é uma obra de arte viva em movimento, composto de plantas exóticas e espécies raras que ele trouxe das viagem que fez por todo o mundo.

Em 1937, o artista cria uma cor azul ao mesmo tempo, intenso e claro, o azul Majorelle, com o qual ele pinta as paredes do chalé, logo, o jardim inteiro para fazer um quadro vivo que abre ao público em 1947.
Devido a um acidente de carro, Majorelle se repatria em Paris e desaparece em 1962.
O jardim fica abandonado.
Em 1980, Yves Saint-Laurent e seu amigo Pierre Bergé, fundam a "Association pour la Sauvegarde et le Rayonnement du Jardin Majorelle", readquirem o chalé, atelier e o jardim, que o restauram e desenvolvem ao espirito do autor do lugar, incrementando o numero de espécies vegetais do jardim de 135 para mais de 300.
Conservam uma parte para uso privado e transformam o atelier no Museu de arte islâmico de Marrakech, aberto ao turismo, onde expõem sua coleção pessoal de objetos de arte islâmicos do Magreb, Oriente Médio, África e ásia: Joias, armas, tapetes, revestimentos de madeira, cerâmicas, telas e desenhos do artista.
Atualmente, o jardim é cuidado por 20 jardineiros e é uma das atrações turísticas mais importantes de Marrakech.
Após a morte de Yves Saint Laurent em 2008, suas cinzas foram espalhadas no Jardim Majorelle.
Mais imagens desse paraíso:

Abrax^^
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário