Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

sexta-feira, fevereiro 22

Pérák - Um super-herói na luta contra os nazistas



Desisto cupinchas...Riso For 
Eu estava decidido a não postar mais nada relacionado a guerras...Principalmente sobre a Segunda Guerra Mundial, pois acho o tema pra lá de cozido...
Mas me surpreendo cada vez mais com mitos, lendas e fatos relacionados ao tema que seria um sacrilégio não compartilhar com vocês...
Riso For 
Portanto...
Desisto de não postar coisas sobre guerras e agora vocês vão ter que me aguentar! Riso For


Riso For Riso For Riso For Riso For Riso For Riso For

Depois de ver uma referência ao nome Pérák em uma sensacional postagem sobre Spring Heeled Jack que o Noite Sinistra (blog Recomendadíssimo Riso For ) compartilhou, decidi pesquisar essa pálida referência e o resultado é um lenda urbana com algumas pontas desamarradas, mas que dá pra viajar legal! Riso For  

Segue adaptação:



Todas as imagens são ilustrativas
"Pérák, o Homem mola foi uma lenda urbana proveniente da cidade de Praga, durante a ocupação Alemã da Tchecoslováquia, no meio da Segunda Guerra Mundial.
Nas décadas seguintes a guerra, Pérák também foi retratado como um super-herói Tcheco."


"Contam histórias sobre ele de modo semelhante aos gibis de super-heróis Americanos na Segunda Guerra Mundial.
Naquele tempo, nazistas ocupavam a Boêmia e a Morávia, mas pelos becos escuros de Praga, alguém descia o cacete em nazistas, saltando por muros em fuga logo depois.
O Herói saltava sobre rios, trens, casas...


Uma das testemunhas que viu a Pérák, foi Josef Špiling
Uma noite ele estava observando como os soldados nazistas estavam com medo ao se reunirem em uma das ruas.



De repente passa o trem, e da escuridão surge uma figura escura. Os nazistas começam a sentar o dedo em fogo livre na direção do vulto. Nenhum dos projéteis alcançou o seu alvo. Em seguida, a figura rebateu no chão, saltando por sobre o trem e com longos saltos, desapareceu na escuridão.


Špiling pensou que aquilo era uma pegadinha. Quem era o saqueador misterioso? Será que Pérák realmente existiu? Tais histórias sobre o homem-mola são misteriosas demais.

Imagem de um curta-metragem sobre Pérák

A Segunda Guerra Mundial foi um dos mais avançados períodos de industrialização de máquinas no mundo. Alguém poderia ter inventado um dispositivo tão poderoso, capaz de saltar por sobre trens naquele tempo?
Não há como saber...Nem mesmo se realmente a figura existiu...
Praticamente não há registros sobre as aparições.

Mas é preciso levar em conta que o país estava ocupado e que apenas testemunhos verbais sem provas mais concretas, não eram registrados em ocorrências policiais.
(Eu imagino como seria um policial tendo que relatar aos seus superiores Alemães um registro de ocorrência sobre uma agradável história de nazistas apanhando de um cidadão misterioso e o policial sendo transferido logo em seguida para algum lugar bem frio e distante Riso For )





Mas existem algumas pistas sugerindo que a história poderia ser baseada em fatos reais. 
A pesquisa de Doktor Miloš Pulce da Academia de Ciências, o convenceu de que Pérák apareceu em 1936 na cidade de Jihlava
Lá as pessoas dizem, que Pérák saltava sobre trens. 


Figuras como Pérák aparentemente, ocorrem em todo o mundo. Por exemplo, no século 19 na Grã-Bretanha, os Britânicos chamavam uma figura bizarra assim de Spring Heeled Jack .
Também na Rússia do século XX e até mesmo nos EUA em 1945.


Fato: Pérák sabotou as economias dos Alemães e os feriu. Mas mesmo assim, as pessoas estavam preocupadas em sair a noite. Dizem que ele era um homem que usava botas com molas e uma estranha máscara de olhos vermelhos.
A mais poderosa arma de Pérák, eram os relatos Tchecos, afirmando que ele existia. 
Ele fez os Tchecos fortes e os Alemães fracos. Em Praga, haviam graffitis com a sua assinatura. Ele teria uma cruz luminosa, as vezes soltava um rangido fantasmagórico e usaria um bastão de choque...
Os nazistas ficaram realmente fulos de raiva e começaram a caçar Pérák, mas eles nunca o pegaram.


Durante a ocupação a figura foi considerada uma pessoa real, talvez sendo apenas um artista antes de ser um super-herói usando uma tecnologia prodigiosa. Pérák não era um tipico super-herói Americano como Hellboy ou Super-homem. Ele não era uma criação de histórias em quadrinhos.

Aqui termina a sua lenda, porém, todo mundo pode ser um saltador hoje em dia :)"


Detalhes adicionais:

Ele era bom ou mau? 
"Nosso povo sabia, que ele era apenas um personagem fictício, inventado para desencorajar as mulheres a trabalharem em turnos a noite." diz Helena Janišová de Praga. 
As mulheres estavam realmente com medo, e elas não iam mais para o trabalho em turnos a noite. 


O pesquisador Mike Dash cita George Zenaty, uma conhecida autoridade sobre o policiamento de Praga durante os anos de guerra, diz:
"... em 1940-1942 nenhum dos nossos distritos de polícia em Praga, nos informou em seus relatórios diários sobre a existência de um "homem com molas". 
Isso não significa que tais rumores não possam ter circulado, no entanto, teria sido impossível incluir tais relatos nos relatórios sem provas concretas."


De acordo com os historiadores Callum McDonald e Jan Kaplan, em seu livro: Prague in the Shadow of the Swastika: a History of the German Occupation 1939-1945 (London, 1995) (Praga na sombra da suástica: uma história da ocupação alemão 1939-1945 (Londres, 1995)
Conta que o "saltador", pulava por becos sombrios e assustava os passantes.


Existe uma associação a um boato contemporâneo sobre um tal "Razor Blade Man" (homem da lâmina de barbear), no qual se é contado que ele golpeava as suas vítimas com lâminas de barbear anexadas aos seus dedos.


A tradição oral sugere que alguns dos saltos de Pérák eram de uma magnitude extraordinária, incluindo o ato de saltar sobre comboios de trens, semelhante ao Spring Heeled Jack da Inglaterra.



"Após a guerra, o herói ganha destaque em desenho animado e mais tarde em histórias em quadrinhos.
O desenho animado de 14 minutos Tcheco Pérák a SS (A Mola e a SS, também lançado nos mercados de língua inglesa como Jumping Jack and the SS, The Spring-Man and the SS, Men and The Chimneysweep) que foi lançado em 1946, retratou o 'Saltador' como um heroico e travesso limpador de chaminés, com uma máscara de meia um pouco fora de moda.


Sendo capaz de realizar saltos fantásticos devido a ter molas de sofá anexadas aos seus sapatos.
Este desenho animado, criado pelo renomado animador tcheco Jiří Trnka e o cineasta Jiří Brdečka, destaca um Pérák provocando as sentinelas do exército alemão e a Gestapo antes de escapar em uma surrealista, perseguição cômica  por toda a cidade escura.


A interpretação de Trnka sobre Pérák no Pós-guerra como um quase-super-herói, desafiando o toque de recolher e a autoridade das forças de ocupação Alemãs, serviu de base para esporádicos reavivamentos do personagem em histórias de ficção científica e quadrinhos Tchecos.


Em 1961, Pérák é caracterizado como um personagem heroico da história Pérový Muz (Homem-Mola), que foi escrito pelo escritor de ficção científica Tcheco Jan Weiss e publicado como parte de uma coleção de contos intitulado Bianka Braselli, A Two-Headed Lady. Em seu ensaio biográfico de 1997 sobre Weiss, Vilém Kmuníček especulou que a inspiração para essa história foi em resposta a propaganda nacional-socialista:
"... um mundo original fantástico, que desenvolve as possibilidades do mundo real, o mundo de silêncio forçado durante a ocupação, ao absurdo, trazendo a esperança de que este mundo contém os germes de algo que iria destruir isso."


Em 1986, o escritor de ficção científica Tcheco Ondřej Neff retratou Pérák como uma figura heróica de resistência contra a ocupação nazista de Praga.
Em 2001, ele criou uma tira de quadrinhos satírica intitulada Pérák kontra Globeman (Pérák versus Globalman) que funde as figuras do Homem-mola e o homem da lâmina de barbear e coloca-os contra um vilão chamado Globeman  que carrega uma semelhança forte com o mascote do McDonalds, o palhaço Ronald McDonald."


Vídeo da animação:
                   


Curiosidade: Pesquisando por Pérák, descobri estas belas imagens sobre uma moto de mesmo nome Confira! Riso For 

Abrax^^

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

2 comentários:

Noite Sinistra disse...

Cara que massa essa lenda-história!!!!

Vou linkar ela na postagem que fiz do Jack Calcanhar de molas...rsrsrs.

Rusmea R. M. disse...


Obrigado Noite^^

Na verdade, não ficou tão boa assim...

O manolo da postagem original, deixou a história toda esburacada...

Vale pelas informações adicionais^^

Abrax^^