Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

domingo, fevereiro 3

Monserrat - a Pompéia moderna

Fonte Via

Hoje eu compartilho com vocês honoráveis cupinchas, esta postagem sobre a "pompéia moderna", que me deixou refletindo...Riso For

A cidade em que eu vivia, no terremoto de Março de 2011, ficou bastante danificada, nos deixando numa situação de privação bem complicada (Falta d'água, luz, combustível,comunicação, etc.), mas não chegou a sumir do mapa, nem houve um tsunami de cinzas e lava fervente...

Mas e se...As nossas cidades desaparecessem de modo dramático assim? Riso For

Segue:


"Junho de 1995 é o mês em que aqueles que vivem na a idílica ilha caribenha de Montserrat vão se lembrar para o resto de seus dias.
O vulcão da ilha, nas colinas Soufrière tinha estado adormecido por muitas centenas de anos. Ainda no mesmo fatídico mês ele entrou em erupção e não parou mais.




Grande parte da ilha foi devastada. E foi seguida por mais uma erupção em 1997. Em pouco tempo a pequena ilha capital da nação, Plymouth, fundada em tempos georgianos, tinha sido enterrada por quase 40 pés (Aprox. 12 metros) de barro e outros detritos. Grande parte do aeroporto e as docas foram destruídas, e toda a parte sul da ilha, um território ultramarino do Reino Unido, foi considerado inabitável.


Hoje, Plymouth é uma cidade fantasma, com a maior parte submersa sob o lodo e a lama de uma erupção vulcânica. Está selada, trancada dentro da zona de exclusão auto-imposta da ilha. Poucos visitantes são permitidos na zona de exclusão, por medo de que uma erupção repentina piroclástica, rapidamente extinguiria suas vidas.


A zona de exclusão se estende para fora da outrora próspera e animada capital e abrange cerca de metade da ilha. O litoral foi enormemente expandido pelas erupções e estas áreas também estão fora dos limites para os visitantes. A cautela das autoridades é bem justificada. Ainda recentemente, em 2010, uma nova explosão Vulcânica derramou fluxos piroclásticos em cascatas pelos lados das colinas Soufrière em direção ao mar.


As autoridades permitem tão poucos visitantes na zona de exclusão, devido ainda as alfinetadas acusações de que o número de mortos (19) do evento eruptivo de 1997, poderia ter sido evitado se as pessoas do sul da ilha fossem devidamente reassentadas no norte após a erupção de 1995.


Após a última explosão do domo de lava, o topo das colinas parcialmente colapsou e este enviou uma coluna extraordinária de cinza até uma altitude de 20.000 pés (Aprox. 6 quilômetros). As ilhas próximas de Antigua e Guadalupe experimentaram uma precipitação de cinzas. No entanto, surpreendentemente, apesar da 'carnificina' que a natureza tenha causado, as partes da ilha que escaparam da devastação permanecem maravilhosamente verdejantes.


Cerca de cinco mil pessoas permanecem na ilha, que é de quase dez quilômetros de comprimento e sete de largura. No entanto, 10 mil pessoas foram obrigadas a fugir ou enfrentar a quase certa miséria pela atividade vulcânica ao destruir suas casas, empresas, meios de trabalho ou todos os três. A maioria acabou nas cercanias mais frias do Reino Unido.


O governo britânico lançou um programa de três anos e de 122,8 milhões dólares para auxiliar a reconstruir a economia. Também forneceram um adicional de US $ 4,5 milhões para financiar o programa de limpeza das cinzas. No entanto, embora estes números sejam grandes, não há dúvida de que são extremamente insuficientes para restaurar a ilha a sua prosperidade pré-erupção e alguns se queixam de que o Reino Unido tem feito pouco para ajudar ou apoiar a Montserrat (que foi garantida a cidadania plena do Reino Unido em 2002 ) dentro e fora da ilha.


A parte da ilha não afetada pela erupção é bem aberta para os negócios, com tudo o que se deseja em férias no Caribe. No entanto, parece que o destino de Plymouth e outras partes da ilha de Montserrat é permanecer enterrada sob a lama e as cinzas, parecendo uma Pompéia moderna ."











Dramático vídeo que mostra a erupção de 1997, vale a pena assistir:


Abrax

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

4 comentários:

Noite Sinistra disse...

Manolo você estava lá durante o terremoto???...Cara isso deve ser uma experiência horrível!!! Se o chão começasse a tremer eu me cagava todo gritando "eu quero minha mãe!!!"...

Rusmea R. M. disse...


Hehe^^

Se tu estivesse lá noite, tenho certeza que tu levaria um susto é claro, mas estaria preparado pra vencer qualquer situação.^^'

Abrax^^

Anônimo disse...

Adoro seus posts, assuntos pouco conhecidos ou esquecidos, colocados na medida certa, nem muito longos (que dá preguiça ler), nem muito curtos que fiquem muitas dúvidas. O único "senão" é que são um pouco pesados para carregar, dá para melhorar?

Rusmea R. M. disse...


Eu fico muito, mas muito agradecido pelo elogio^^


Vou tratar de tentar aliviar o peso...^^'


Muito obrigado pela dica^^'