Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

sexta-feira, fevereiro 15

A - o primeiro povoado do mundo

Fonte 







Cupinchas! Riso For 
Fazendo o post sobre o último povoado (Zzyzxdo mundo na ordem alfabética, acabei ficando curioso em saber como seria o primeiro povoado do ABC.
Riso For
Segue:



"Å - a aldeia das ilhas Lofoten do mítico Maëlstrom




"Å" é uma cachoeira vermelha de casinhas de madeira numa paisagem verde-azul, uma finis terrae do Norte, no termino da estrada europeia E10.



Å i Lofoten é uma das mais autênticas aldeias pescatórias da Noruega. Tem 33 casas classificadas como patrimônio cultural.
Å (em norueguês å (riacho), pronuncia-se [oː], como eau em francês - ou o nosso ô mesmo)



A maioria das casinhas vermelhas (rorbu) dos pescadores são agora cabines turísticas, aqui a atividade da pesca terminou, mas continua nos demais portos das Lofoten.



Por trás de Å , existe o Lake Ågvatnet rodeado de impressionantes montanhas. O lago foi escavado por uma geleira, e falta-lhe pouco para ser fiorde: apenas uma estreita faixa de terra o fecha do mar.

The Maëlstrom (Moskenstraumen)



Ao fim da E10 , se dá de cara com o mal-afamado "Maëlstrom", uma das mais fortes correntes marítimas  do mundo, criando redemoinhos que resultam do bloqueio das marés pela barreira das Lofoten.
Descrito em primeira mão por Pytheas há mais de 2000 anos, tem sido ilustrado em mapas antigos com terríveis ilustrações.

The “swirling, hissing, spinning waters” of the Moskenstraumen.

Descrições fantasiosas surgiram na literatura geográfica Europeia nos séc. XVII e XVIII. Edgar Allan Poe escreveu um conto chamado "A Descent into the Maelstrom" e Jules Verne faz referência em "20 mil léguas submarinas".


O estreito tem 4 a 5 quilômetros de largura e 40-60 m de profundidade.
A maré enche o fiorde duas vezes ao dia, e a diferença entre a maré alta e a maré baixa pode ser de 4 metros. Entre a maré alta e a baixa, a corrente muda de direção, e é então que surgem os redemoinhos.



Mais imagens de Å:


Barco de pescador solitário.

Óleo de fígado de bacalhau (museu local.)




Olhem só que vilinha simpática:


Abrax^^

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Nenhum comentário: