Ueba^^

Uêba - Os Melhores LinksUm mundo de conteúdoEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!Tedioso: Os melhores links

quarta-feira, dezembro 26

Ushi-tsuki! O combate de touros no Japão...

Fonte Fonte Via

Antes de mais nada, gostaria de enfatizar que eu Rusmea, desaprovo esta prática, que por mais que as fontes originais digam que os animais não saem feridos e que são bem tratados, na minha humilde opinião, nada justifica o stress que um touro desses é submetido apenas para entreter multidões.
Meu objetivo com a adaptação deste post, é compartilhar essa informação e quem sabe assim, colocar o meu grão de areia na extinção dessa costume descabido.
Riso For 
Segue:




"As ilhas de Oki, situado no mar do Japão, têm uma história tumultuada. Usada uma vez como um lugar de exílio para imperadores caídos, as ilhas foram moldadas por seu passado original e transformadas em uma área rica em eventos e cultura tradicional. Um tal evento é o ushi-tsuki, ou Sumô de touros. Usado como uma forma de entretenimento pelo exilado Imperador Gotoba e data de 1221, a tradição do Sumô de touros é ainda orgulhosamente preservada pelo povo local de Oki.



Ao contrário dos famosos combates de "homem vs Fera" das touradas da Espanha, a tourada de Oki coloca touro contra touro em uma batalha justa de força bruta bovina. O jogo acaba quando um touro desiste e foge e nenhum dos touros é ferido no ringue. Há classes de mesmo peso e touros de peso comparáveis que lutam uns contra outros. Os seres humanos estão presentes no ringue, mas só ficam  como apoio, facilitando a luta.



Na foto acima, se pode ver dois homens segurando as cordas presas ao nariz do touro. Os homens estão lá para vigiar os touros e puxá-los afastando-os no caso da luta precisar ser interrompida. Às vezes, esses homens são mais como líderes de torcida, apoiando o touro e encorajando-o a lutar com gritos de "ii zou!" (é isso mesmo!) ou "daijoubu!" (está bem!).

Os touros são tratados de modo semelhante aos seus homólogos lutadores de Sumô humanos. Assim como o Sumô Japonês tradicional, o ringue é purificado com sal antes do início da luta.




Os touros mais fortes são capazes de alcançar o título de yokozuna, status de campeão outorgado aos lutadores de Sumô humanos.
Durante as lutas que antecedem o evento principal, touros jovens e inexperientes só são permitidos nos combates por alguns minutos.
Quando o tempo se esgota, os touros são persuadidos a distanciarem-se e são enviados através da multidão para a área onde são presos (geralmente uma árvore com uma corda amarrada a ela).



Durante um dos jogos principais do evento, um touro virou a cauda e fugiu da luta, perdendo a sua partida. A corda escorregou do apoiador e o touro em fuga, conseguiu dar a volta por trás do touro campeão e chifrou-o no flanco direito...

Rusmegráfico:


...O apoiador do touro campeão ficou tão furioso ao descobrir o seu touro ferido (algo que é muito raro nas touradas de Oki ), que começou a gritar com os funcionários e o outro manipulador de touros.



Foi muito emocionante ver como perturbou-se esse homem com a visão de seu touro ferido. Essas pessoas passam horas por dia treinando e cuidando de seus animais e os touros são tratados como amados membros da família. 

A arena de Sumô de touros na área de Tsuma de Okinoshima fica aninhada entre dois montes no meio de uma floresta de cedros Japoneses. As colinas servem como uma área de segurança para os touros que se juntam no meio de uma depressão na terra, formando o estádio.



Era como se nós estivéssemos entrando em um outro mundo onde homem e besta coexistem pacificamente. Algumas centenas de pessoas se reuniram no estádio, empoleiradas sobre troncos de árvores caídos ou simplesmente sentando-se na sujeira. Touros maciços amarrados a finas árvores de cedro com cordas ridiculamente finas ficavam perto dos espectadores, onde aguardavam a sua vez de combater. Estes touros gigantes, alguns pesando mais de uma tonelada, eram tão dóceis como gatinhos sonolentos, felizes por descansar entre as árvores. Quando uma menina de cerca de quatro anos passou saltitando entre os touros, os enormes animais apenas casualmente olharam para ela, no que ela se foi embora alegremente. Vendo isso, eu mesma questionei se o touros eram ferozes o suficiente para participar de uma luta.




Havia algo tão selvagem e quase espiritual sobre todo o evento, que me fez desejar poder voltar aos tempos mais simples, onde animais e seres humanos respeitavam uns aos outros. Eu tenho dito que os touros são levados para passeios diários pelo bairro para ajudar a mantê-los em forma. Não é raro ver um mirrado agricultor, levando um enorme touro pelas ruas no início da manhã.



Antes de assistir o Sumô de touros de Oki, eu não esperava muito. Eu mesma tinha uma imagem de que esse evento era de apenas um par de touros com raiva brigando na sujeira enquanto espectadores aplaudiam loucamente. Eu não podia estar mais errada. O Sumô de touros de Oki é um evento maravilhoso onde até mesmo o observador mais casual é capaz de sentir de forma tangível a sensação de orgulho e honra que os participantes têm pela tradição de sua ilha. O sentido de Comunidade e camaradagem que o ushi-tsuki inspira em seu povo é reconfortante. Sinto-me honrada por ter tido a oportunidade de testemunhar tal única e poderosa tradição que ainda está viva nas comunidades pacatas da ilha de Oki."



Michelle é originária da Califórnia, mas atualmente vive na aldeia pequena de pesca em Chibu, uma das ilhas Oki no Japão. Sendo um dos dois estrangeiros que vivem em uma aldeia da ilha de um pouco mais de 600 habitantes. Ela apresenta muitas aventuras. Confira o seu blog You, Me, And A Tanuki

Aviso que os vídeos a seguir são irritantes...
E pelo meu ponto de vista e de muitos que assistirem, se trata apenas de maus-tratos contra animais.
Peço cautela a quem for assistir.
Riso For 
Vídeo:



Vídeo de combates de Niigata, outro estado que promove essas lutas há 400 anos:



Imagens adicionais:







Abrax...

Assinatura: Não vá embora ainda!Passe na página inicial AQUI e confira outros posts!
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI

Um comentário:

Anônimo disse...

Touros meio boiolas. Bom mesmo é briga de galo.